Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, crianças protagonizam momento histórico com o plantio de 123 Ipês

Crianças das escolas estaduais, projeto Florestinha, escola Cívico-Militar, Instituto TamoJunto (através do Tamojuntinho) e filhos de servidores, protagonizaram nesta manhã de sábado (4), o plantio de 123 mudas de Ipês no Parque dos Poderes, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ação, uma placa que marca o ato foi descerrada com as autoridades presentes. 

Essa é uma ação de Educação Ambiental da AGEMS (Agência Estadual de Regulação), em parceria com a Agência de Gestão de Empreendimentos (Agesul), Instituto do Meio Ambiente (Imasul),  Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Secretaria de Estado de Infraestrutura e  Secretaria de Educação (SED). 

O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, representando o governador Reinaldo Azambuja, destacou a importância da participação das crianças em prol do  Meio Ambiente para o futuro e relembrou os 30 anos da ECO 92, a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

“Nós temos que ter gestos concretos e de resultados como esse que é deixar para o futuro que são nossas crianças esse arco de Ipês. Esse será mais um cartão postal de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul”, disse. 

A quantidade de mudas, 123, foram plantadas em formato de arco e está relacionada ao próximo aniversário de Campo Grande, sendo dessas 45 da cor amarela em alusão ao aniversário do Estado.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, ressaltou a importância de uma ação como essa e a parceria com a AGEMS e demais integrantes do Executivo Estadual e Municipal e do Legislativo. Verruck também pontuou o pacote completo de obras que terá em breve a inauguração do complexo do Parque dos Poderes após 40 anos. 

Educação Ambiental                                  

Na ação, as crianças fizeram o plantio, aprenderam mais sobre a Educação Ambiental, tiveram diversão com a Guaribinha, mascote da Águas Guariroba e  andaram a cavalo. 

A presidente do Tamojuntinho, Maria Eduarda Mishima, de 10 anos, ficou encantada com a ação e contou como o evento foi importante no aprendizado sobre o Meio Ambiente.

“Eu gostei muito da ação de hoje, envolveu várias crianças e eu adorei conhecer as crianças do projeto Florestinha e também da escola Cívico-Militar. Devemos preservar, nós plantamos essas árvores hoje para salvar nosso planeta, e para mostrar que gostamos do Meio Ambiente e queremos cuidar dele cada vez mais”, conta. 

Há seis meses como aluna no projeto Florestinha, a soldado Silva, 12 anos,  conta que o cuidado com o Meio Ambiente já faz parte de sua vida. 

“O Meio Ambiente é tudo que está à nossa volta, as árvores, plantas, e é muito importante para a nossa vida. É ele que ajuda a aumentar a qualidade do ar, protege lagos e rios e o nosso solo. O plantio de hoje, só mostra o quanto essas árvores vão ajudar e manter  a nossa natureza”, explica. 

O soldado aluno Mateus, 12 anos, da escola Cívico-Militar, fala sobre a experiência que teve com a plantação dos Ipês nesta ação conjunta. 

“Essa ação aqui foi muito legal, plantar árvores, cuidar da nossa natureza. Tudo isso é importante  para o futuro. Na escola, estamos em produção de uma horta e essas atividades nos ensinam cada dia mais sobre o cuidado com o nosso Meio Ambiente”, finaliza. 

Também participaram da ação os secretários estaduais Maria Cecíla da Mota (Educação) e Renato Marcílio (Infraestrutura), presidente do Imasul, André Borges, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Correa, deputado estadual Renato Câmara, deputado federal Beto Pereira, os vereadores João César Mattogrosso e professor Juari.

Bruna Aquino, AGEMS Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *