Cícero Lucena inaugura 7ª USF construída do zero e projeta cobertura 100% dos serviços básicos de saúde até o fim do ano
João Pessoa avança para ter cobertura de 100% dos serviços básicos de saúde, de poder garantir atendimento humanizado, com uso de tecnologia e conforto, para os moradores perto de casa. Nesta terça-feira (19), o prefeito Cícero Lucena entregou a Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Costa do Sol – a 7ª construída do zero e entregue pela gestão municipal, de um total de 10 equipamentos.
Durante solenidade, o prefeito projetou que até o final do ano as outras três USFs restantes serão entregues para acabar com as zonas descobertas – áreas que ficaram sem atendimentos básicos devido o crescimento da cidade e ausência de políticas públicas que pudessem acompanhar essa expansão. O bairro Costa do Sol – uma localidade ainda nova na região próxima a Mangabeira – é um exemplo de como a atual gestão está avançando para corrigir o problema.
“Ela abriga quatro equipes de Saúde da Família, que contam com infraestrutura tecnológica completa e ambientes planejados para proporcionar maior conforto aos profissionais e aos pacientes. A expectativa é atender aproximadamente 16 mil pessoas que, anteriormente, encontravam-se em área descoberta, sobrecarregando outra unidade. Além disso, a nova unidade contribuirá para a melhoria do atendimento na unidade anteriormente responsável por essas pessoas, beneficiando, também, outras 16 mil pessoas”, afirmou o prefeito.
UFS Costa do Sol – São quatro consultórios médicos, quatro consultórios de enfermagem, quatro consultórios odontológicos, sala de observação, sala de coleta, sala de mobilização, sala de reuniões
e farmácia. O investimento foi de R$ 2,3 milhões. “Estamos entregando equipamentos completamente renovados, climatizados e com assistência, as chamadas mini-UPAs, o que nos traz grande satisfação”, afirmou o vice-prefeito Leo Bezerra.
Atendimentos – São quatro Equipes de Saúde da Família, que atendem desde consultas médicas, odontológicas, enfermagem, até a saúde mental, prevenindo doenças e dando apoio às pessoas vinculadas ao programa Bolsa Família, auxiliando-as a cumprir as exigências de saúde para receber o benefício. O atendimento será realizado das 7h às 11h, com uma pausa para almoço, e das 12h às 16h.
Cobertura – O secretário Municipal de Saúde, Luis Ferreira, explicou o tamanho da cobertura que a Prefeitura está atingindo com o projeto de entrega das 10 novas USFs. “Ao assumir a Prefeitura, havia 600 mil pessoas com atendimento e aproximadamente 240 mil sem acesso a ele. Esperamos beneficiar essas 240 mil pessoas e, simultaneamente, aprimorar o atendimento para aqueles que já possuíam posto de saúde, mas dividiam os recursos com quem não tinha acesso. Isso representará um benefício significativo para quase metade da população da Capital”, afirmou o secretário.
Benefício – O aposentado Ademir Costa disse que a USF Costa do Sol representa um benefício para toda a comunidade, que agora vai ter atendimento perto de casa – antes os moradores precisavam se deslocar até a USF Verdes Mares. “Sou um dos primeiros moradores aqui e é nunca imaginei que um dia isso seria possível. E é tudo de primeiro mundo, moderno e novinho. Um privilégio a gente uma unidade desse porte”, celebrou.