GCM detém motociclista após disparos durante patrulhamento preventivo – Agência de Notícias
Durante patrulhamento preventivo na ciclovia do Parque das Paineiras, Zona Norte da cidade, uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba foi alvo de disparos de arma de fogo, durante tentativa de abordagem a quatro suspeitos que estavam em área de lazer. Os GCMs revidaram e um dos indivíduos acabou detido. Não houve feridos. O caso ocorreu às 10h50 de quarta-feira (10).
Ao chegar ao local, os guardas notaram o grupo nas proximidades da academia ao ar livre da Avenida Olinda Aires Paulete, em atitude suspeita. Dois deles estavam em motocicletas, paradas sobre a ciclovia, enquanto outros dois permaneciam a pé. Ao tentar realizar a abordagem, os suspeitos a pé fugiram em direção a uma mata, momento em que um deles efetuou três tiros de arma de fogo contra a guarnição. Em legítima defesa, os guardas revidaram.
Um dos motociclistas, de 29 anos de idade, foi detido, enquanto o outro, em uma moto de cor vermelha, conseguiu fugir em alta velocidade. Da mesma forma, os suspeitos que entraram na mata não foram localizados, mesmo após buscas com apoio de outras equipes da GCM. Na consulta aos sistemas, foi constatado que a motocicleta apreendida estava irregular, com o pagamento do licenciamento atrasado, sendo autuada e recolhida ao pátio.
O homem detido foi apresentado no Plantão da Polícia Civil, para registro da ocorrência de disparo de arma de fogo. Após prestar depoimento, o condutor da motocicleta acabou qualificado como averiguado no caso e liberado, pelo delegado. Equipes da GCM permaneceram no local dos fatos, com patrulhamento preventivo intensificado, como forma de coibir práticas criminosas e garantir a segurança da população.