CG NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DE CAMPO GRANDE E MATO GROSSO DO SUL

Sem categoria

Agência Minas Gerais | Governo de Minas entrega abrigos e caminhos cobertos na Cidade Administrativa

O Governo de Minas concluiu a obra dos abrigos de ponto de ônibus e caminhos cobertos da Cidade Administrativa, sede do governo em Belo Horizonte, garantindo mais conforto para os servidores que atuam no local. A iniciativa das secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG) abrange a construção de seis abrigos de parada de ônibus distribuídos pelo complexo e duas passagens cobertas que ligam os prédios Minas e Gerais aos pontos.

A obra beneficia as milhares de pessoas que circulam pelo complexo diariamente, tanto servidores e colaboradores quanto visitantes. Os novos abrigos estão distribuídos em pontos estratégicos da Cidade Administrativa, sendo: duas estruturas de passagem e dois abrigos para os prédios Minas e Gerais, um abrigo no Prédio Tiradentes, outro no Prédio Alterosas e dois no Estacionamento Principal.

“Nós, da Seplag-MG, estamos muitos felizes em entregar essa obra para os servidores do estado que trabalham na Cidade Administrativa. As novas passagens cobertas trazem mais conforto e proteção no deslocamento para as pessoas que circulam pelo complexo, que não estarão mais expostas ao sol ou chuvas. É uma obra que entrega funcionalidade e beleza, ao preservar o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer”, ressalta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.


As novas estruturas foram desenhadas pelo Escritório de Arquitetura Oscar Niemeyer (EON) e preservam a identidade arquitetônica da Cidade Administrativa. O projeto adotou as linhas curvas e os balanços da concepção original criada por Niemeyer, unindo estética e funcionalidade.

As construções foram feitas em concreto armado com recuo para a entrada e saída dos ônibus, propiciando acessibilidade e conforto. Outro detalhe que proporciona mais segurança aos usuários é a iluminação especial do tipo downlight, embutida no piso e projetada sobre pilares e teto. As estruturas substituem as tendas provisórias que eram usadas antes nos pontos de ônibus.

“Essa intervenção faz parte de um conjunto maior de ações voltadas à requalificação dos espaços de mobilidade urbana da Cidade Administrativa. São estruturas funcionais, mais seguras e integradas, que vão proporcionar comodidade e bem-estar aos servidores e cidadãos que frequentam o complexo”, acrescenta o secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias da Seinfra-MG, Pedro Calixto.

A iniciativa atende a uma demanda dos usuários do complexo e foi viabilizada por meio de recursos do Acordo de Reparação de Brumadinho, referentes ao montante destinado ao fortalecimento dos serviços públicos. O valor total do projeto é R$ 10,9 milhões e representa mais qualidade de vida, segurança e respeito às condições de mobilidade dos servidores e cidadãos que frequentam a Cidade Administrativa.