CG NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DE CAMPO GRANDE E MATO GROSSO DO SUL

Notícias

Mato Grosso do Sul abre Semana Nacional do Trânsito com arte, educação e compromisso com a vida

Estado celebra 15 anos do Fetran e reforça ações integradas para reduzir acidentes e formar uma nova geração de cidadãos conscientes no trânsito

O Governo de Mato Grosso do Sul deu início, nesta quinta-feira (18), à Semana Nacional do Trânsito 2025, com uma programação que une arte, educação e conscientização para reforçar o compromisso do Estado com a vida e a cidadania. O evento também marcou os 15 anos do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran), consolidando a atuação conjunta entre secretarias estaduais, órgãos federais e sociedade civil na construção de uma cultura de segurança viária.

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representando o governador Eduardo Riedel, destacou que o momento simboliza a união de esforços para salvar vidas e preparar uma nova geração para um trânsito mais humano e responsável.

“Quando pensamos em trânsito, não podemos restringir nossa visão apenas à fiscalização. Precisamos enxergar o impacto social e econômico das ocorrências e trabalhar para formar cidadãos conscientes desde cedo. Projetos como o Fetran são essenciais para que nossas crianças e adolescentes aprendam, de forma lúdica, a importância do respeito às leis e à vida”, afirmou.

Celebrando 15 anos de trajetória, o Fetran já impactou mais de meio milhão de pessoas, transformando o teatro em ferramenta pedagógica para a reflexão sobre cidadania e segurança viária.

Somente em Mato Grosso do Sul, já premiou alunos de 53 municípios com mais de 2 mil peças teatrais produzidas. Para João Paulo Pinheiro Bueno, superintendente da PRF/MS, o festival vai além da educação para o trânsitos.

“Ele estimula criatividade, trabalho em equipe e comunicação, deixando frutos concretos tanto na transformação de comportamentos no trânsito quanto na formação de cidadãos mais conscientes e participativos.”

Os números reforçam a necessidade de ações conjuntas: de acordo com o Detran-MS, o Estado registrou 11.341 sinistros no primeiro semestre de 2025, com 100 vítimas fatais e 21.979 feridos. Nas rodovias federais, segundo a PRF, foram 1.090 acidentes entre janeiro e agosto, resultando em 99 mortes e 1.140 feridos. Para Andrea Moringo da Silva, diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, a mobilização é essencial para reduzir esses índices.

A programação segue até 25 de setembro com apresentações teatrais, ciclo de palestras e atividades educativas em Campo Grande e cidades do interior, como Dourados, Paranaíba, Naviraí e Nova Andradina, encerrando-se com a premiação do Fetran no Teatro Aracy Balabanian.

Rodrigo Gordin, Comunicação Vice-governadoria
Fotos: Rachid Waqued/Detran/MS