Coordenadoria de Igualdade Racial e LGBT promovem oficina sobre letramento racial e combate à discriminação
O letramento racial e o combate à discriminação de gênero e sexual são temas de uma oficina com foco no entendimento sobre diversidade e inclusão no contexto do atendimento privado à saúde. A oficina, programada para esta terça-feira (23) e quarta-feira (24), na sede de uma clínica, em Manaíra, é fruto da parceria entre as Coordenadorias de Promoção da Igualdade Racial e de Promoção à Cidadania LGBT da Prefeitura de João Pessoa.
“A oficina trouxe reflexões importantes sobre o combate ao racismo e à discriminação racial, destacando a diferença entre racismo, que envolve condutas discriminatórias contra um grupo racial ou étnico e configura crime previsto na Lei nº 7.716/1989 e injúria racial, que se refere à ofensa direcionada a uma pessoa específica, com base em sua raça, cor, etnia ou origem, e está prevista no Código Penal”, explica a coordenadora da Igualdade Racial, Carla Uedler.
A coordenadora da Igualdade Racial, ressalta, ainda, que embora ambos sejam considerados crimes, o racismo tem caráter mais amplo e coletivo, enquanto a injúria racial é individualizada.
Carla Uedler explica que a oficina atendeu a uma solicitação da empresa privada. “Foi uma solicitação especial deles para evitar situações de crise na empresa. Nós abordamos estratégias para identificar e enfrentar atitudes discriminatórias no ambiente de trabalho. A finalidade tem sido a promoção de uma cultura institucional baseada no respeito, na equidade e na valorização das diferenças”.
A programação foi dividida em dois dias para atender, de maneira satisfatória, a toda a equipe, formada por 100 funcionários. “Nesta quarta-feira (24), será dada continuidade aos temas para outra turma na mesma unidade, fechando o ciclo de oficinas sobre diversidade e para combater todas as formas de discriminação”.
Karina Espínola, da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT, abordou os temas voltados a diversidade racial e LGBT+, legislação vigente, uso do nome social, processos de retificação de nome e gênero, além dos direitos da comunidade LGBT+. Também foi debatido o uso adequado dos pronomes de tratamento e práticas de acolhimento que promovem um atendimento mais humanizado e respeitoso.
“A oficina proporcionou um espaço de escuta ativa, onde os funcionários da clínica puderam tirar dúvidas, compartilhar experiências e refletir sobre como tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo e empático”, destacaKarina Espínola.
Ela ressalta que a ação reforça o compromisso das coordenadorias de Promoção da Igualdade Racial e de Promoção à Cidadania LGBT da Prefeitura de João Pessoa com o fortalecimento da equidade e o respeito às identidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e plural.
Serviço:
Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial
Av. Diogo Velho, 150 (localização temporária).
WhatsApp – (83) 987306036.
Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT –
Rua: Rodrigues de Aquino, 496, Centro
(83) 3221-6328. WhatsApp – 83 99340-3946