Prefeitura divulga lista de selecionadas para programa de capacitação de mulheres empreendedoras
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), divulgou, nesta quarta-feira (24), a lista de selecionadas para participar do programa ‘Elas Lideram’, uma iniciativa em que oferece mentoria e capacitação gratuita para mulheres, cis ou trans, com interesse em desenvolver seus negócios ou empreendimentos. Mais de 80 mulheres se inscreveram para participar do projeto e 30 foram aprovadas na seleção (confira lista abaixo).
Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), da Casa Empreendedora Hub e da Be.Labs Aceleradora, o projeto tem como objetivo fortalecer a liderança feminina, estimular a autonomia econômica e criar redes de apoio entre mulheres empreendedoras. As selecionadas receberão até sexta-feira um e-mail de confirmação e orientação dos próximos passos. O edital pode ser conferido neste link.
O programa terá duração de dois meses, com encontros presenciais e online, mentorias individuais, formações e atividades de networking. A metodologia aplicada será o ‘Efeito Furacão’, desenvolvida pela Be.Labs, que utiliza ferramentas do design thinking para potencializar ideias de negócios liderados por mulheres.
“Agora que as participantes já foram selecionadas, estou animada para começarmos a etapa de formação. Muitas mulheres que chegam ao ‘Efeito Furacão’ trazem consigo uma bagagem cheia de silêncios, dúvidas e invisibilidades. Por isso, iniciamos com um momento em que elas se veem como empreendedoras, com a trajetória que elas carregam. É quando começam a se enxergar como protagonistas de verdade. Depois falamos de propósito, estratégia, pesquisa, vieses inconscientes”, afirma Marcela Fujiy, fundadora e CEO da Be.Labs.
Entre os conteúdos estão: mentalidade empreendedora, inovação, finanças, aspectos jurídicos, marketing digital, elaboração de plano de negócios e preparação para apresentação de projetos. Além disso, as participantes terão suporte para abertura de MEI, acesso ao microcrédito orientado ‘Eu Posso’ e apoio na criação de identidade visual para seus empreendimentos.
O ciclo formativo inicia no dia 1º de outubro, com a cerimônia de abertura oficial e a aula magna da formação no auditório do Sebrae-PB. As atividades seguem até 26 de novembro, somando mais de 30 horas de capacitação. Já o encerramento das atividades com a primeira turma do programa está previsto para a última semana de novembro, com a realização de um workshop e a entrega de certificados.
“Seguimos para o modelo de negócio, marketing digital, sem deixar de passar por finanças, contabilidade, jurídico. Ao final de 10 encontros, elas apresentam seus negócios. O ‘Efeito Furacão’ ajuda a construir não só negócios, mas também uma nova narrativa interna. E isso muda tudo. Quando criamos ambientes onde as mulheres podem trocar experiências, aprender juntas e se impulsionar, os resultados aparecem. A sororidade não é só uma ideia bonita, mas uma estratégia real de crescimento”, conclui Marcela Fujiy.
Veja nomes das selecionadas:
- Bruneli Menezes Silva Barbosa
- Thayse Brenna Cavalcante Cardoso
- Maria Joyce da Silva Barbosa
- Elisa Souza Oliveira
- Kalina Lourena da Silva Barbosa
- Luiza Marinho Gomes Viana
- Íracles Êy Mârã Maia Correia
- Sandra Luisa Elorza Márquez
- Jeane Fonseca Benício
- Cristiane Galdino Ribeiro
- Alexandra de Oliveira Meireles
- Nayara Carla da Silva Ribeiro
- Karllene de Sousa Pessoa
- Letícia Andrade Alves de Oliveira
- Cintia Souza Oliveira
- Valderiza da Silva Pereira
- Maria Lucinely Brito Ramalho Gomes
- Vladna Miranda de Freitas
- Isabelly Ferreira da Silva
- Elisandra de Oliveira
- Sofia Raick Freitas
- Regiane Cristina Rodrigues
- Jaciara Ferreira de Lima Araújo
- Andreia Costa Machado
- Melissa Kettley do Nascimento
- Cíntia Barbosa de Lima Silva
- Raquel Alves Marreiros
- Carolina Andrade Soares
- Jaciara Cristina Clementino Mendes
- Alice Silva de Lima