Prefeitura leva ação inédita de emissão de RG ao ISMAC – CGNotícias
Com foco na acessibilidade e inclusão, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) realizou uma ação especial de emissão do novo modelo de RG para o público assistido pelo Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac). A iniciativa, inédita na entidade, foi coordenada pela Superintendência de Política de Direitos Humanos (SDHU), em parceria com o Instituto de Identificação Gonçalo Pereira (SEJUSP/MS) e resultou na emissão de 72 novos RGs.
A realização do mutirão integra as atividades do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência, fortalecendo a proximidade das políticas públicas que podem assegurar direitos.
Para os usuários do Ismac, a oferta do serviço no local, em especial para quem também tem filhos que frequentam a entidade, representa uma facilidade logística, como é o caso da dona-de-casa Naira Midori, mãe de Ian Rafael, 3 anos e Gabriel Akira, de 6 anos, atendidos pelo Instituto desde os primeiros meses de vida.
“Eu achei muito bom, facilita muito para a gente porque eles dois têm atendimentos em vários lugares da cidade e aqui estamos praticamente todos os dias, então não precisei mudar minha rotina e isso ajuda muito,” disse.
Maira ressaltou que precisou deixar o emprego para cuidar das crianças, por isso precisa acessar o BPC (Benefício de Prestação Continuada) para complementar a renda doméstica. Para isso, é preciso apresentar o RG dos filhos. “O documento é o primeiro passo para garantir um benefício essencial para o sustento e os cuidados diários de seus filhos”, pontuou.
Pai de Simon, de 4 anos, Rafael Gasone Moreira, que frequenta o Instituto desde criança, buscou a troca de seu RG antigo pelo novo modelo e também celebrou a iniciativa. Ele aproveitou a oportunidade para emitir o documento de Simon, que está iniciando o atendimento no Ismac e só possuía a certidão de nascimento.
“Eu já estava precisando fazer meu novo RG e a comodidade de fazer aqui é muito importante porque o pessoal já conhece o protocolo de atendimento para as pessoas cegas porque, às vezes, você vai em um local e as pessoas não têm o preparo para lidar com você”, afirmou.
Processo
Após a triagem realizada pela equipe da SDHU, os usuários eram encaminhados para a coleta da biometria, produção da foto e edição do documento. Os documentos devem ficar prontos no prazo de até 15 dias e serão encaminhados ao Ismac para a retirada pelos usuários.
A ação no Ismac reforça a importância da nova Carteira de Identidade Nacional, que adota o CPF como número único de registro em todo o país, elevando a segurança e a inclusão. O documento permite que sejam incluídos símbolos internacionais que identificam pessoas com deficiência visual e/ou auditiva, Transtorno do Espectro Autista e pessoas com deficiência intelectual, o que representa um passo fundamental para o atendimento prioritário e especializado.
Em Mato Grosso do Sul, já são mais de 500 mil documentos emitidos, abrangendo 17% da população. A primeira via da CIN é gratuita e pode ser obtida até 2032.
“É um avanço que demonstra a modernização e a eficiência do nosso sistema. Participar de ações e mutirões como o do Ismac é essencial para levar esse serviço às comunidades, garantindo cidadania e ampliando o acesso da população a um documento moderno, seguro e integrado em todo o país”, destacou o diretor do Instituto de Identificação, Daniel Ferreira Freitas.
Para a superintendente de Políticas de Direitos Humanos da SAS, Priscila Justi, a iniciativa da SAS no Ismac é um exemplo de como a colaboração entre órgãos e a prioridade à acessibilidade podem transformar a vida das pessoas, garantindo que a cidadania seja um direito exercido por todos.
“Mais do que números, a iniciativa reafirma o compromisso da gestão em contribuir para uma cidade mais acessível. Há muito tempo buscamos construir essa agenda junto com a Sejusp para beneficiar esse público e o resultado dessa ação mostra o empenho de todos em prol da inclusão”, frisou.
Para a população em geral, os agendamentos para a emissão da CIN em Mato Grosso do Sul são feitos exclusivamente pelo site www.servicos.sejusp.ms.gov.br. A agenda é liberada no dia 30 de cada mês, permitindo a escolha de data, horário e local de atendimento nos postos de identificação.
#ParaTodosVerem as imagens mostram o atendimento com a população