Ícone do site CG NOTÍCIAS

Secretaria de Educação promove atividade de campo para alunos aprenderem sobre aviação

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram, na tarde desta quinta-feira (25), de uma aula campal no hangar do Aeroclube Estância Ouro Verde, em Santa Rita, proporcionando aos estudantes uma vivência prática e enriquecedora sobre o universo da aviação. Na quarta-feira (24), outras turmas com mais 20 alunos também vivenciaram essa experiência.

Durante a visita, eles conheceram de perto as rotinas de trabalho de um piloto, compreendendo suas principais responsabilidades, como a checagem pré-voo, o planejamento da rota, a comunicação com a torre de controle e a tomada de decisões para garantir a segurança de todos a bordo.

“Eu achei muito legal. Eu achei interessante a biruta que mostra para a gente para onde o vento está indo. A gente viu em sala de aula algumas coisas sobre aviação, mas é diferente demais vendo aqui pessoalmente, de perto, poder taxiar no avião”, disse com alegria a aluna da Escola Municipal Aruanda, Ana Júlia.

Dos 40 estudantes que vivenciaram essa experiência a Ana Júlia é uma das seis classificadas para participar, no mês de novembro, no Rio de Janeiro, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Olimpíada Brasileira de Foguete (Obafog).

“A gente trabalha para participar da OBA e da Obafog e com isso sempre trabalhamos essa questão de aerodinâmica já que produzimos os foguetes com garrafas retornáveis. Eles já estão ansiosos para a Olimpíada no Rio de Janeiro e eu, com o professor, fico gratificado e feliz ao ver o resultado alcançado por eles”, afirmou com orgulho o professor da Escola Municipal Anayde Beiriz, Kelvin Coutinho.

No hangar, os alunos também tiveram contato com os aspectos técnicos e mecânicos que envolvem o funcionamento das aeronaves.

Foram apresentados os principais componentes, como motores, asas, trem de pouso e sistemas de navegação, destacando-se a importância da manutenção preventiva e das inspeções periódicas para o bom desempenho dos aviões.

Todo o passeio é acompanhado pelos responsáveis pelo Aeroclube, além da empresa DYX Panorâmicos, especializada em voos panorâmicos, e da empresa JPA Manutenção de Aeronaves, responsável pela manutenção e inspeção técnica das aeronaves.

“A importância da aula de campo está no fato de que a experiência no hangar possibilita integrar teoria e prática, permitindo que os estudantes vivenciem de perto os conhecimentos aprendidos em sala de aula e durante a preparação das olimpíadas. Ao observar o funcionamento das aeronaves, sua aerodinâmica e compreender as atividades realizadas pelos pilotos e conhecer os processos de manutenção, eles conseguem perceber a aplicação real dos conteúdos estudados”, ressaltou o chefe da Seção de Apoio ao Grêmio Estudantil da Sedec, Bruno Chaves.

Sair da versão mobile