CG NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DE CAMPO GRANDE E MATO GROSSO DO SUL

Notícias

CCZ nas Ruas facilita acesso a orientações e serviços na região do Buriti  – CGNotícias

A manhã desta sexta-feira (26) foi de muita orientação e vacinação contra raiva para os moradores da região do Buriti. A equipe da Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve na associação de moradores do bairro com o projeto “CCZ nas ruas”.

Com uma programação mensal e visando atender as regiões mais distantes da sede da coordenadoria e de maior vulnerabilidade socioeconômica, o evento leva, além da vacinação e coleta de material para realização do exame de leishmaniose, orientação sobre animais sinantrópicos e doenças que são transmitidas para humanos.

Moradora do bairro há mais de trinta anos, Andreiva Cristina da Silva, de 42 anos, aproveitou para vacinar o gatinho que adotou recentemente e tirou dúvidas sobre um problema que tem enfrentado ultimamente: a presença de morcegos no forro da área de lazer de sua casa.

“Nós temos encontrado os morcegos caídos na piscina, mas recentemente a gente encontrou um caído no chão, andando. Em contato com o CCZ fomos orientados a fazer a captura dele, aí soube que tinha que acioná-los para que pudessem recolher”, comenta.

Ela já sabia que teria vacinação disponível no local, mas quando viu que a equipe de educação em saúde também estava presente, deixou o animal em casa para buscar por mais orientações sobre como prevenir escorpiões. “Eu costumo entrar em contato para me informar como evitar que eles apareçam lá em casa, então aproveitei para tirar mais essa dúvida”.

Jucimara Carvalho, de 33 anos, é tutora de Belinha e Tchutchuco, e descobriu que havia vacinação disponível enquanto caminhava com um dos cãezinhos. “Eles fazem acompanhamento com veterinário e têm todas as vacinas em dia, mas recentemente fizeram tratamento para carrapato e ainda não consegui pagar pela vacina da raiva, tendo ela de graça aqui perto de casa fica muito mais fácil”, comemora.

Uma das veterinárias que estavam presentes no evento, Cristina Pires de Araújo, reforça que a ação pretende facilitar o acesso à população. “Nós trazemos mesmo um mini-CCZ, para atender a todas as demandas que os moradores tiverem”.

Ela reforça que, além da coleta de sangue para exame de leishmaniose, vacina contra a raiva, orientações sobre animais peçonhentos, morcegos, ratos, entre outros, também é ofertado para a população um cadastro para agendamento de castração, tanto de cães como de gatos.

“Nós primeiro orientamos sobre o agendamento presencial, no caso dos felinos, que são distribuídas cinco senhas por dia para castração, quando se trata de cães, a gente fala sobre o link que é disponibilizado nas nossas redes, e se a pessoa não tem muita familiaridade com essas tecnologias, nós fazemos o cadastro deles na hora e ligamos depois agendado um horário para levar o animal no CCZ para fazer o procedimento”, completa.

#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram o veículo do CCZ em atendimento, entrevistadas e comunidade presente no evento.