Ícone do site CG NOTÍCIAS

Prefeitura oferece cursos profissionalizantes que abrem portas para o mercado de trabalho

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de João Pessoa, por meio de diversas secretarias, despontam como uma rota estratégica para a qualificação e a conquista de oportunidades de emprego na capital. A iniciativa tem como objetivo principal capacitar a população para atender às demandas do mercado local, promovendo inclusão social, geração de renda e autonomia financeira.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), através do programa ‘Eu Posso Aprender’, capacitou, em 2025, mais de 5 mil pessoas. Foram realizados cerca de 50 cursos de qualificação profissional e capacitação de curto prazo. A Sedest trabalha na capacitação de trabalhadores com várias parcerias, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além de empresas privadas. Os cursos mais procurados são na área da beleza, gastronomia, turismo e indústria.

“As pessoas estão, a cada dia, se cuidando mais e buscando uma boa apresentação pessoal nos negócios. Na área da gastronomia, observa-se a abertura de novos estabelecimentos comerciais na Capital, assim como no setor de turismo, que cresce continuamente, impulsionando a procura por cursos de atendimento, camareira, gestão de pessoas e hotelaria. Além disso, há também uma grande demanda por cursos voltados para a área da indústria, como mecânica de automóveis, motocicletas e máquinas pesadas”, destaca Sandra Carvalho, diretora de Qualificação da Sedest.

Secitec – Já a Secretaria de Ciência e Tecnologia atua em 15 áreas de qualificação com o programa ‘Qualifica João Pessoa’, que tem a finalidade de promover a formação e a qualificação profissional de jovens e adultos. A exemplo de Marcos Vinicius, que trabalha na área de informática. Ele fez diversos cursos na área de auxiliar administrativo. “Fiz diversos cursos que me auxiliaram bastante no trabalho, porque aprendi novos recursos que me abriram novas oportunidades de trabalho. Então, sempre que tenho disponibilidade faço novos cursos através da plataforma Qualifica João Pessoa”, ressaltou.

Para Marcos Vinicius, ao investir em capacitação, o programa não apenas amplia as chances de inserção no mercado de trabalho, mas também fortalece a economia local, gera impacto positivo na vida das famílias e promove a inclusão social.  “Vivemos em um cenário de constantes mudanças no mundo do trabalho, novas tecnologias, novas demandas no mercado e a necessidade de atualização contínua faz com que a qualificação profissional não seja mais um diferencial, mas sim uma exigência”, frisou.

Yaponira Santos, gerente da Divisão Técnico Pedagógico da Secitec explica: “A iniciativa disponibiliza mais de 70 cursos livres, 100% online e gratuitos, com carga horária que varia de 40 a 120 horas, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional de forma acessível e flexível”, explica.

Ela destaca, ainda, que a plataforma do programa ‘Qualifica João Pessoa’ “oferece ao estudante recursos essenciais, como a emissão da declaração de matrícula e do certificado de conclusão, assegurando a validação formal do aprendizado adquirido”, complementou.

“Dentre tantas vantagens do Qualifica João Pessoa, três delas gosto de ressaltar: a melhoria curricular; o avanço no conhecimento técnico dos cursos e a melhoria socioeconômica na vida do aluno que se qualifica, que busca sempre conhecimento, enriquecer tanto a sua carreira acadêmica quanto profissional”. Desde 2021 o programa ofertou 78 cursos com 74.829 inscritos, com 43.830 concluintes.

Sedes – Já na Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável por implementar políticas de assistência social, transferência de renda, trabalho e segurança alimentar, visando a proteção social e inclusão de cidadãos em situações de vulnerabilidade, beneficiou, este ano, 534 pessoas.

Os cursos são oferecidos pelas Diretorias de Inclusão Produtiva e Participação Popular (Dipop) e de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan). Foram cursos de Artes Sustentáveis em Banners; Eletricista de Instalações Prediais; Pintura em Tecido; Crochê; Informática; Corte e Escova; Manicure e Pedicure; Barbeiro; Decoupagem e Bem-estar.

Sedhuc – Em 2025, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) promoveu 15 cursos destinados ao público em geral. De acordo com a coordenadora do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), Kaline Guerra, participaram dos cursos cerca de 350 pessoas.

Dentre os cursos promovidos pela Sedhuc destaque para o de ‘Informática para Pessoas Idosas’, voltado, exclusivamente, para pessoas a partir de 60 anos de idade, com objetivo de promover a inclusão digital e a melhoria do cotidiano dessas pessoas por meio do uso da tecnologia. O curso contou com duas turmas, nos bairros de Mandacaru e Vale das Palmeiras, somando 52 participantes.

Sair da versão mobile