Ícone do site CG NOTÍCIAS

Secretaria da Mulher realiza edição especial da oficina gratuita de bolos do mês das crianças – Agência de Notícias



10 de outubro de 2025

18:51

Por: Rose Campos

Fotos: Eduarda Lopes (programa de estágio)

A Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Vida de Confeiteira, realizou mais uma oficina gratuita de bolos. A quarta edição do curso aconteceu no Instituto Ilumine, na Vila Barão Sorocaba. Em referência ao Dia da Criança, a oficina reuniu um grupo de 52 crianças, com a proposta de confeitarem livremente cupcakes de baunilha e chocolate.

O objetivo foi proporcionar aos participantes mirins uma experiência diferente na qual eles puderam exercitar sua criatividade, interagir com outras crianças e realizar uma atividade inspiradora, ainda, podendo degustar depois o resultado das suas experiências.

Nosso intuito foi oferecer para as crianças, um momento especial, proporcionando alegria e também a possibilidade de vislumbrar uma atividade que pode chamativa para elas desenvolverem futuramente, tornando-se uma opção de carreira profissional”, afirmou a secretária da Mulher, Rosangela Perecini. Além disso, nesta ação procuramos reforçar, por meio de uma palestra com as crianças, a ideia de igualdade de gêneros, pois tanto meninas, bem como os meninos, podem cozinhar e adquirir conhecimentos no campo da culinária. Esta é uma possibilidade aberta a todos”, completou.

Angélica Hubner, do Instituto Vida Confeiteira, a instrutora do curso, falou como foi a proposta dessa atividade: O Instituto Videira é voltado ao apoio à família. Então, como estamos no mês das crianças, pensamos em fazer uma ação especial para elas. Trouxemos os cupcakes prontos para serem decorados. Mas, antes, falamos sobre sonhos, sobre arte e nossa proposta é que fizessem uma arte comestível. E não foi só isso. Vimos que a maioria delas se preocupou com o outro, em ajudar, em dividir o material que fornecemos, em compartilhar os confeitos. Também foi uma atividade diferente. Algo que muitas já viram na TV e, desta vez, foi a oportunidade delas fazerem”, contou Angélica.

Alice, de sete anos, foi uma das participantes e conta que adorou. “Nunca fiz isso antes. Foi muito lega e também achei fácil de fazer, muito bom!”. Henrique, de 11 anos, também aprovou a novidade. “Não foi difícil, foi médio (risos). E, antes mesmo de provar, o cheiro estava muito bom.” Yan, de nove anos, nem ficou em dúvida sobre o melhor sabor: “Muito gostoso o de sabor chocolate! Achei fácil de fazer. Eu já tinha feito outra vez, mas esse, de chocolate, é com certeza o meu preferido”, afirmou o menino.

Maria Cléia Santos Souza ficou responsável por organizar a participação das crianças nesta ação, e fala sobre sua importância. “A expectativa para participar foi muito grande. E, por ser a semana da criança, quando as escolas preparam ações sociais, elas chegaram aqui fantasiadas e muitas também com o chamado ‘cabelo maluco’. Percebemos também que alguns já gostam dessa área, de culinária. E ficaram mais curiosas, perguntando como funciona. A ação, além de despertar a curiosidade delas, abre uma perspectiva para o futuro”, ela destaca.

Sair da versão mobile