CG NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DE CAMPO GRANDE E MATO GROSSO DO SUL

Sem categoria

Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional destaca união entre poder público e sociedade civil

O I Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa reuniu, nesta terça-feira (14), gestores públicos, representantes da sociedade civil e especialistas no auditório do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados. O evento, primeiro do tipo realizado na Paraíba, teve como tema ‘De mãos dadas por melhores alimentos, futuro melhor’ e marcou um importante passo na construção de políticas permanentes voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada e sustentável.

A programação se estendeu ao longo de todo o dia, com palestra magna, momentos culturais e quatro painéis temáticos, que abordaram desde os avanços e desafios da segurança alimentar em João Pessoa até a inclusão alimentar, controle sanitário e combate ao desperdício. O encontro foi promovido com o objetivo de fortalecer a rede de atores envolvidos na promoção da segurança alimentar e nutricional, integrando poder público, academia e sociedade civil.

A mesa de abertura contou com representantes das gestões municipal e estadual, além de integrantes da sociedade civil organizada e do Governo Federal, que destacaram a importância do diálogo coletivo e do compromisso conjunto no enfrentamento à insegurança alimentar.

Representando o prefeito Cícero Lucena, a secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania, Benicleide Silvestre, ressaltou o empenho da Prefeitura em garantir o acesso à alimentação de qualidade. “Lutamos por segurança alimentar de forma permanente e a prefeitura conta com toda uma estrutura, levando a quem necessita uma alimentação completa para que nenhum pessoense fique sem comer, levando dignidade para seus cidadãos. Espero que tenhamos um fórum produtivo, com resultado lá na ponta, para quem mais precisa”, destacou.

A secretária de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Norma Gouveia, enfatizou o papel coletivo na consolidação das políticas públicas de alimentação. “Cada pessoa tem papel decisivo e a Prefeitura da Capital reforça a crença de que conseguimos algo forte juntos. É muito importante quando a sociedade se junta em defesa de um direito com todo esse compromisso”, afirmou.

Representando o Ministério do Desenvolvimento Social, Juliana Amorim destacou a importância da integração entre governos e sociedade civil na construção de políticas eficazes. “Sabemos da importância política e transversal do fórum e que precisamos realizar a discussão sobre segurança alimentar junto das organizações, sociedade civil e agentes públicos pelo desafio que é não apenas o acesso ao alimento, mas que seja também saudável e sustentável, defendendo o direito humano à alimentação”, frisou.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), Sérgio Lucena, reforçou o caráter histórico do evento. “Este fórum é um marco na construção da política pública permanente e coletiva para levar segurança alimentar a quem mais precisa, com apoio de todos nas ações que são realizadas seja pelo poder público ou iniciativas da sociedade civil organizada”, pontuou.

A representante da sociedade civil e do povo Tabajara, Natália Rodrigues, trouxe uma reflexão sobre a ancestralidade e a sustentabilidade na produção e no consumo dos alimentos. “Sou uma liderança de mulheres do povo Tabajara e quero ressaltar a importância da alimentação e da nutrição, que é o que rege a nossa vida. (…) Precisamos defender a agricultura orgânica e sustentável, dar prioridade à produção de alimentos saudáveis, porque aquilo que a gente consome é a nossa saúde e é o que define nossa qualidade de vida”, destacou.