Prefeitura e MPPB discutem melhorias em serviço dedicado à população em situação de rua
Representantes da Prefeitura de João Pessoa e do Ministério Público da Paraíba (MPPB) se reuniram, nesta terça-feira (21), para discutir melhorias no Serviço Especializado em Abordagem Social – Ruartes, um dos serviços mantidos pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e responsáveis pelo atendimento à população em situação de rua na Capital.
O encontro foi entre o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, Diego Tavares, e o promotor de Justiça, Alley Escorel. “O diálogo entre as instituições é essencial para garantir um atendimento mais humanizado e eficiente. Nosso objetivo é fortalecer o serviço e aprimorar as condições de trabalho das equipes que estão diariamente nas ruas”, destacou o secretário.
A reunião teve como foco principal o aperfeiçoamento da estrutura de atendimento, incluindo melhorias no acolhimento, atenção à dependência química — que envolve saúde física e mental —, e o encaminhamento de pessoas em situação de rua para suas cidades de origem, quando há essa possibilidade.
Também foram discutidas medidas para fortalecer a articulação do Ruartes com outros serviços públicos, como o Consultório na Rua, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), e demais equipamentos da rede de assistência e saúde, garantindo um trabalho integrado e estratégico.
Segundo o promotor de Justiça que atua na defesa da criança e do adolescente na Capital, Alley Escorel, o Ministério Público acompanha de perto o funcionamento do serviço. “Nosso objetivo é garantir que as fragilidades sejam superadas, e que a população em situação de rua receba uma abordagem cada vez mais qualificada e acolhedora”, afirmou.
Sobre o serviço – O Ruartes é administrado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e atua das 8h às 20h, realizando o mapeamento das áreas com maior incidência de pessoas em situação de rua e oferecendo encaminhamentos para os serviços da rede socioassistencial e de saúde.
A equipe é formada por profissionais de diversas áreas, como assistência social, psicologia, enfermagem e terapia ocupacional, que trabalham de forma integrada com outras instituições, a exemplo dos Centros POP, Creas, Cras, Caps e Consultório na Rua.
A sede do Ruartes fica localizada na Rua Treze de Maio, nº 508, no Centro. O serviço dispõe de um contato de WhatsApp institucional para receber as denúncias, pelo número (83) 98124-6451, além do email [email protected].
Coleta de dados – Até a próxima sexta-feira (24), a Prefeitura de João Pessoa está realizando o Censo 2025 da população em situação de rua. Esse trabalho vai traçar um raio-x do perfil dessas pessoas, como o nome, idade, cidade de origem, o que as levou a estar na rua, se estudam ou têm vontade de estudar, se fazem uso de drogas, fazendo um grande mapeamento do público. O objetivo é orientar as políticas públicas de proteção e promoção social em João Pessoa.