CG NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DE CAMPO GRANDE E MATO GROSSO DO SUL

Notícias

Pesquisa de mestrado sobre evasão escolar resulta em curso para capacitação de professores

A mestre formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Ingrid Ferreira Vianna, desenvolveu o curso gratuito “Diálogos sobre evasão escolar: um problema que persiste”, que é fruto da dissertação dela no Mestrado Profissional em Educação (Profeduc), na Unidade de Campo Grande, em 2021.

O curso coordenado pela  egressa da UEMS, que também é Pedagoga do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), possui carga-horária de 20h, é disponibilizado gratuitamente na plataforma de cursos livres do IFMS e pode ser feito a distância e sem tutoria.

Ingrid destaca que o curso iniciou nos estudos sobre o tema a partir do projeto de pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, da UEMS sob orientação da Profa. Drª Vilma Miranda de Brito. “A evasão ou abandono escolar tem sido motivo de muita preocupação entre interessados no tema. Muitas questões são instigadoras em saber os motivos de milhares de crianças, jovens e adultos não conseguirem terminar a formação escolar no Brasil”, explica.

Ela ressalta que o objetivo principal do curso é  propiciar mais esclarecimentos a respeito de evasão ou abandono escolar. Com o intuito de problematizar sobre as principais causas e consequências desse fenômeno. 

O curso possui noções e conceitos de evasão ou abandono escola. Na primeira seção o curso aborda sobre  algumas concepções de evasão escolar. Na segunda, apresenta ações para o enfrentamento da evasão, fruto do trabalho de pesquisa da dissertação de mestrado da pesquisadora. 

Confira em: https://cursoslivres.ifms.edu.br/ 

Comunicação UEMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *