Home / Notícias / Cultura / Apresentações culturais e show de Guilherme Dantas marcam I Mostra Cultural de Francisco Santos; Veja fotos

Apresentações culturais e show de Guilherme Dantas marcam I Mostra Cultural de Francisco Santos; Veja fotos


Na noite desta quinta-feira, 12, a cidade de Francisco Santos respirou cultura com a realização da I Mostra Cultural do município, uma realização do Sindicato dos Servidores Municipais (SINDSERFS), através do Ponto de Cultura “Artes da Terra”, com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Estado de Cultura.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS IMAGENS DO EVENTO!

A I Mostra Cultural do município foi prestigiada por um grande público, que lotou a praça de eventos em frente à Igreja Matriz e que se encantou com as apresentações.

Na abertura do evento, após a execução dos hinos Nacional, Estadual e Municipal, a coordenadora do Ponto de Cultura, Elizangela Cipriano, destacou o objetivo e a importância do Ponto de Cultura “Artes da Terra”, que atende a cerca de 90 crianças e adolescentes, com aulas de percussão, dança, teatro e artes visuais.

“O Ponto de Cultura de Francisco Santos “Artes da Terra” tem como objetivo promover atividades de acesso a bens culturais, visando expandir o universo pessoal de crianças e adolescentes, através de oficinas, resgatando a cultura regional, participando de atividades culturais como danças, teatro e música. Pretende ainda colaborar na construção de uma nova realidade para o futuro de nossos jovens, pois acreditamos que o ensino de arte e cultura são ferramentas essenciais para o processo de transformação de um povo. O ponto vem assim contribuindo para o desenvolvimento integral do público atendido e para a diminuição dos riscos sociais que nossas crianças são submetidas”, disse Elizangela Cipriano.

Em seguida, começaram as apresentações, que trouxeram para o palco cultural show literário e artístico, teatro, danças, desfile das rainhas caipiras francisco-santenses e outras atrações culturais.  Cantores da terra também fizeram apresentações de paródias e de musicas autorais.

Após as apresentações, em um telão instalado na praça, foi exibido um vídeo em formato de documentário, que retratou um pouco da cultura do município. A música utilizada na produção foi composta pelo Poeta, Conselheiro Tutelar e Historiador do município Cleovan Sousa.

Em seguida, no palco cultural, encerrando em grande estilo, aconteceu o show com o cantor, poeta e compositor Guilherme Dantas, artista renomado no meio forrozeiro.

O presidente do SINDSERFS, José Joaquim (Zuza), disse que o evento superou as expectativas e falou da importância do projeto para o município de Francisco Santos. “Esse projeto tem como objetivo principal retirar os jovens da ociosidade, dedicando seu tempo livre em atividades culturais. Agradeço ao apoio da Prefeitura e da Secretaria Estadual de Cultura, o evento superou nossas expectativas de publico, agradeço a presença de cada um que compareceu”.

O Prefeito Municipal, Dr. Luis José de Barros (PT), agradeceu a presença das famílias francisco-santenses e firmou o compromisso de continuar apoiando a mostra cultural, que segundo ele já é sucesso de público. “Pretendemos continuar, pois a gente viu que foi uma festa que deu certo, agradeço a toda a população que veio prestigiar esse evento, e parabenizar a todos os envolvidos diretamente na organização. Essa multidão significa um fator muito positivo para a nossa cidade, mostrando cada fez mais o interesse pela cultura local”.

“A partir de agora, já começamos a se planejar para nossa maior festa cultural, que é o Chico Folia, no mês de dezembro, e desde já, adiantamos que será preparado um grande evento para a nossa cidade.”

Além da população de Francisco Santos e de outras cidades da região, prestigiaram o evento diversas autoridades municipais, como o Prefeito Municipal, Dr Luis José de Barros; a Primeira Dama e Secretária de Finanças, Daniela Leite; o Vice-Prefeito Waldenir Carvalho e sua esposa Marina Lindê; o Secretário de Educação, Edson Filho; a Secretária de Assistência Social, Ana Carla; a Secretaria de Saúde, Ana Vilma; a Secretaria de Administração, Ana Carlete; o Chefe de Departamento de Serviços, Ivano; o Secretário de Obras, José Artur; o Secretario de Agricultura, Carlos Galeno; a Chefe de Gabinete, Liergila Micaela; o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Siriá Raimundo; os vereadores Pedro Fransuesley, Edilson Manoel (Dindiça), Maria Maguineide, José Albino, Mardone José, Alex Rodrigues dos Santos, José Manoel (Tatá) e João Neto Rodrigues (Bololô); a  Supervisora Estadual de Ensino, Maria Alzira; e  os parceiros do Ponto de Cultura Cleovan Sousa, Alberone, Erica de Albino e Ordinei, e monitores do Ponto de Cultura.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS IMAGENS DO EVENTO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *