Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / Baixo nível do Açude Cocos preocupa pequenos produtores em Campo Grande do Piauí

Baixo nível do Açude Cocos preocupa pequenos produtores em Campo Grande do Piauí

Situado na localidade Cocos, zona rural do município de Campo Grande do Piauí, o Açude Cocos, chegou a uma situação extrema, ocasionada pela estiagem de chuvas que afeta a região.

Hoje, o açude que em períodos passados, de fartas chuvas, era uma das atrações turísticas do município, encontra-se quase deserto, com seu reservatório contendo apenas uma pequena quantidade de água armazenada em seu “Porão”.

Os principais afetados com os efeitos da estiagem são os pequenos criadores da região, que além de verem o reservatório cada dia mais baixo, também estão vendo o pasto típico para os animais cada vez mais escasso.

É o caso do senhor Manoel Bernardino de Brito, pequeno criador do povoado vizinho, Tiúba, ele nos contou que em decorrência da estiagem prolongada, já se desfez de boa parte do seu rebanho. “Meus animais já estavam debilitados, pois a vegetação está seca, não tem mais pastagem e como vemos, o açude esta secando, hoje, não tenho 30% do rebanho de 2 anos atrás”, disse ‘Seu Bernardino’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *