Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / CAMPO GRANDE | Educação inicia formação continuada para a implementação da BNCC e do Currículo do Piauí; Veja fotos

CAMPO GRANDE | Educação inicia formação continuada para a implementação da BNCC e do Currículo do Piauí; Veja fotos

Na última quinta-feira, 14, a Secretária Municipal de Educação de Campo Grande do Piauí deu início ao ciclo de Formação Continuada para a Implementação do novo Currículo do Piauí com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O Currículo do Piauí foi construído em 2018 numa colaboração entre a Seduc e a Undime, com mais de 22 mil contribuições por meio de consulta online. Após a sistematização, a proposta foi entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE), que a homologou em 2019, para ser implantada nas salas de aula em 2020.

O ciclo de formação é composta de 4 módulos e visa cumprir as obrigações da educação do município junto ao Currículo do Piauí,  com o propósito de implantação do novo currículo que adota as diretrizes da Base,  para ofertar um ensino de qualidade e equidade a todos os munícipes do país.

O evento, realizado na Câmara Municipal, teve suas ações coordenadas pela Articuladora da implementação do novo currículo do Piauí no município, Tássia Oliveira, e pela Coordenadora Janaiane dos Anjos, que participaram de uma formação, realizada em Picos, nos dias 06 e 07 de novembro.

O Plenário da Câmara Municipal ficou lotado de professores, coordenadores, diretores e colaboradores em sala de aula de crianças especiais. Na acolhida do evento, os profissionais foram recepcionados com musica ao vivo pelo cantor Jaílson Leal.

Em seguida, realizando a abertura do evento, a Secretária Municipal de Educação Anazilda de Jesus falou da importância do momento. ” Bom dia professores, diretores, coordenadores, colaboradores em sala de aula de crianças especiais, estudantes… Embora a gente esteja em final de ano letivo, temos uma programação para finalizar. Hoje, a gente está correndo contra o tempo para que seja feito a implementação do currículo municipal e do currículo do Piauí.  Nos últimos dias 06 e 07, os municípios passaram por uma formação e dentro dessa formação foi criado um cronograma de execução para realizamos essa formações, que ocorrerá em 4 módulos”.

“Esse momento é muito importante, pois nós educadores, temos o dever de construir esse currículo, também com a participação da sociedade que são os pais de alunos, igrejas, sindicatos. Tudo isso faz parte desse momento de implementação do currículo. Estamos começando, mas temos um caminho longo para percorrer, porque o objetivo hoje é fazer com que o currículo seja implementado e trabalhado em sala de aula no dia a dia”, concluiu Anazilda.

Esse primeiro encontro  teve como tema  “Foco no desenvolvimento de competências e habilidades”. Na oportunidade, foram apresentadas várias questões relacionadas ao Currículo do Piauí e também atividades contextualizadas e dinâmicas.

De acordo com a articuladora Tássia Oliveira, para implementar o currículo é preciso aprendizados importantes da BNCC. “Campo Grande do Piauí está fazendo o que o Piauí inteiro está fazendo. Esse é um ciclo formativo e nós vamos utilizar informações sobre o currículo do Piauí para a gente possa reconstruir o nosso currículo de Campo Grande, tendo como norte a Base Nacional Comum Curricular… a base é o norte e o currículo tem que ter aprendizados essenciais da base”.

Para a coordenadora Janaiane dos Anjos esse primeiro modulo é de introdução com as diretrizes curriculares com base na BNCC. “Esse é um módulo introdutório, aonde a gente trouxe  as diretrizes curriculares de acordo com a BNCC como processo de formação do currículo. Esse momento teve uma grande participação de professores e acreditamos que eles tenha fixado alguma coisa, que a gente tenha conseguido tocar no lado socioemocional de cada um”.

Durante todo o dia de atividades a Secretaria Municipal de Educação ofereceu café da manhã, almoço e lanche para os participantes da formação.

Ainda durante esse mês de novembro e dezembro serão realizadas outras formações para cumprir o calendário da Secretaria de Estado da Educação.

Confira mais imagens da formação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *