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CAMPO GRANDE | Encontro Pedagógico marca início do segundo semestre letivo da Rede Municipal de Ensino; Veja fotos


A Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na última sexta-feira, 02 de agosto, o II Encontro Pedagógico do ano letivo de 2019, que é o pontapé inicial para o segundo semestre letivo da Rede Municipal de Ensino.

O encontro, que teve como tema “Competências e habilidades. Como avaliar?”, foi realizado no Plenário da Câmara Municipal e contou com a participação da Secretária Municipal de Educação Anazilda de Jesus, Coordenadoras SME, e diretores, coordenadores e professores das escolas do município.

Fazendo a abertura do evento, a Secretária Municipal de Educação Anazilda de Jesus deu as boas-vindas a todos disse que esse é um importante momento de debate e orientações com os docentes do município.

“Bom dia a todos e a todos, sejam bem-vindos a este evento de reencontro para darmos o pontapé inicial ao nosso segundo semestre. Nesse primeiro momento a nossa temática será a Avaliação e a tarde será sobre o SAEB, com o professor José Nilton, que vem percorrendo vários municípios fazendo esse trabalho e que participa de um grupo de assessoria exatamente em cima da questão do SAEB. Antes disso, vamos ter um momento com a professora Lucinha sobre Educação Inclusiva. Conheço o trabalho dela, ela é uma pessoa dedicada e está constantemente se aperfeiçoando e eu acho que ela tem muito a oferecer para a gente, com informações que possam ajudar no dia-a-dia do nosso trabalho”, disse Anazilda.

Após um passa para o café da manhã, a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) Maria Lúcia Bezerra, a “Lucinha”, fez uma reflexão sobre Educação Inclusiva. “A cada dia nós recebemos alunos com deficiência, transtornos e há uma necessidade do professor, como defensor e uma pessoa atuante diretamente com esse aluno, de estar significando a sua prática pedagógica. Para isso nós faremos uma reflexão da importância de uma educação inclusiva, um olhar diferenciado, um olhar especifico para a deficiência ou para o transtorno da criança, para que possam ser tomadas medidas estratégicas pedagógicas para que ele não venha somente a ser inserido na sala de aula, mas que ele seja de fato incluído”.

Durante a palestra, Lucinha aplicou um questionário para os docentes presentes com sete perguntes relacionadas a prática de ensino. “Através das respostas desse questionário vocês puderam apresentar as necessidades e também o preparo que já tem em relação a essa temática. As respostas vão ajudar na minha prática como professora do AEE, uma vez que todas elas estão voltadas para a prática de ensino”, concluiu a professora Lucinha.

Logo após, o professor especialista José Nilton da Silva, abordou as temáticas “Avaliando de forma significativa”, “Planejamento com foco no SAEB” e “Relações Raciais na Escola – Formação dos educadores em relações étnico-raciais e história e cultura Afro-brasileira”.

O professor José Nilton disse que já é quarta vez que vem a Campo Grande e agradeceu o convite da gestora para poder estar contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais do município. “A nossa participação é no sentido de incentivar, de motivar e também trazer algumas questões técnicas sobre avaliação, sobre novas metodologias de aprendizagem”.

“Para tanto é necessário que nós conversemos com vocês professores a respeito do SAEB, que é o Sistema da Avaliação Básica, que vai acontecer especificamente nas turmas do 5º e 9º ano. Também vamos falar sobre educação para as relações étnico-raciais, considerando que o município está inserido no Selo UNICEF e a gente vai trabalhar com essa temática em sala de aula, além das discussões mais comuns sobre quais são os possíveis avanços na educação do município, o que é que a gente pode estar fazendo enquanto escola, enquanto gestão, enquanto professor, para melhorar a aprendizagem dos alunos, não só no 5º e no 9º ano, mas das demais etapas e propiciar aos professores que tenham abertura de mudança nas situações que ainda são resistentes, para realmente contribuirmos para ter uma melhoria educacional aqui em Campo Grande considerando os resultados educacionais que nó  já temos”, concluiu o palestrante.

As aulas do segundo semestre do ano letivo de 2019 da Rede Municipal de de Ensino de Campo Grande do Piauí vão iniciar na próxima terça-feira, dia 06 de agosto.

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