Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / CAMPO GRANDE | Equipe da Secretaria de Estado da Cultura visita Ponto de Cultura CriArte; Veja fotos

CAMPO GRANDE | Equipe da Secretaria de Estado da Cultura visita Ponto de Cultura CriArte; Veja fotos


Na tarde desta terça-feira, 21, a Supervisora Estadual do Programa “Cultura Viva”, Gracivalda Albano, e o Coordenador e Estadual do referido programa, Roberto Sabóia, estiveram’ no Ponto de Cultura “CriArte”, localizado no bairro Novo Horizonte, na cidade de Campo Grande do Piauí, levando informações das ações da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) e orientações nas atividades de funcionamento dos Pontos de Cultura.

A equipe está percorrendo vários Pontos de Cultura instalados em todo o estado do Piauí. Nesse percurso serão visitados 22 municípios, onde eles irão realizar acompanhamentos e desenvolver nas cidades mais carentes de atividades culturais palestras voluntárias.

Em Campo Grande, além dos representantes da Secult, estiveram presentes no encontro a Secretária Municipal de Cultura, Zefinha de Belchior, a Coordenadora do Ponto de Cultura, Tássia Oliveira, artistas locais e alunos do Ponto.

A Supervisora Estadual do programa “Cultura Viva”, Gracivalda Albano, explicou o objetivo das visitas aos Pontos de Cultura. “Essa visita aos pontos de Cultura faz parte do convênio que foi firmado entre a Secretaria de Cultura e o Ministério da Cultura. São visitas de acompanhamento de execução das atividades, onde a gente vê como está o funcionamento do Ponto de Cultura e suas necessidades, como também, a questão de captação de recursos. Além disso, levamos informações a cerca do Sistema Municipal de Cultura, que é importante ser implementado nos municípios para dar uma autonomia e uma independência, tanto nas ações, como no financeiro, das Secretarias de Culturas de cada município”.

Ela ainda falou do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura e de como os artistas locais podem buscar o financiamento do seu projeto através dele. “O Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) é um edital que existe no governo do estado, e é aberto todo ano, sua inscrição é feita no site da SECULT, e nele é liberado 4 milhões reais, sendo 2 milhões destinados a projetos do interior e 2 milhões destinados a projetos da capital. Projetos esses, que podem ser de pessoa física, Prefeituras, Grupos Culturais, Associações. Esse recurso é disponibilizado através de mecenato, ou seja, você envia o projeto e uma empresa, que terá isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), adota o seu projeto para executar”.

Tássia Oliveira, Coordenadora do Ponto de Cultura,  ressaltou que essas reuniões são de extrema importância para o desenvolvimento da cultura no município. “Essas visitas trazem novas esperanças, com informações e orientações pra gente permanecer. O Ponto de Cultura tem um momento de funcionar, que é a cada nova parcela de recurso e quando esgotadas não temos como manter a sua sustentabilidade. Então, eles trazem ideias de como a gente pode manter e conseguir recursos através de outros meios, e assim, a gente não perde a visão de lutar pela Cultura, pra que tenhamos uma Cultura viva e atuante, onde os jovens do nosso município tenham grupos pra participar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *