Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / CAMPO GRANDE | IV Semana do Bebê é aberta oficialmente pelas secretarias de Saúde e Cultura; Veja fotos

CAMPO GRANDE | IV Semana do Bebê é aberta oficialmente pelas secretarias de Saúde e Cultura; Veja fotos

A Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí e a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência realizaram na manhã desta segunda-feira, 11, no Plenário da Câmara Municipal, a abertura oficial da IV Semana do Bebê do município, que tem como tema “Todos Juntos pela Primeira Infância”.

Com uma programação especial voltado para as gestantes, mães, pais e crianças de 0 a 6 anos, o evento está sendo realizado através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Cultura, Educação e Saúde e se estende até a próxima quarta-feira, 13.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, esta é uma ação de validação obrigatória na metodologia do Selo UNICEF, e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Na abertura oficial do evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura,  o plenário da Câmara Municipal ficou lotado por mães, crianças, grávidas e pais de crianças do município.

Participaram da abertura o Secretário de Saúde Wilson Marcelo, a Secretária de Assistência Social Vandeslene Oliveira, a Secretária de Cultura Vanessa Silva, a  Articuladora do Selo Unicef Valdirene Oliveira, a Coordenadora da Atenção Básica Luciana Sales, o Assessor Técnico da Saúde Átila Araújo, o Enfermeiro José  Reinaldo, Coordenadoras da Educação, Profissionais da Saúde, Equipe do Nasf e do Cras e  Agentes Comunitários  de Saúde.

O Secretário de Saúde Wilson Marcelo  deu as boas-vindas  ao público presente. “Bom dia, quero aqui agradecer a todos vocês que se deslocaram de suas residências para prestigiarem esse momento. Esse não é um momento para toda a população de Campo Grande, e principalmente para as mães. Quero agradecer também a equipa da Atenção Básica, a equipe do Nasf e todas as outras pastas que estão empenhados nessa ação”.

Logo após as, as crianças Rute, Paloma, Yolanda e Vivian,  que fazem parte da Companhia de Ballet da Turma de Campo Grande Baby Class, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura realizaram uma apresentação de ballet para o público presente.

Em seguida, o enfermeiro José Reinaldo ministrou uma palestra com o tema  “Saúde e Cuidados na Primeira Infância”. “Essa palestra tem a intenção de alertar os pais em relação ao cuidado e atenção à criança. A criança não precisa nada mais do que proteção e é só o que ela espera dos pais, proteção. Então, abordei os sinais de perigo mais evidente que os pais devem estar no período da primeira infância para o controle de doenças”, explicou.

Durante a palestra o enfermeiro também enfatizou a importância da amamentação e da vacinação e também fez uma demonstração prática de como realizas os primeiros socorros em casos de engasgo .

Finalizada a palestra foi servido um lanche para todos os presentes.

Nesta terça-feira , 12, as ações serão coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Será ministrado uma palestra pela Fisioterapeuta Conceição Bezerra com o tema “Práticas Corporais com as Gestantes” e que tem como público-alvo as gestantes do município.

Confira mais imagens da abertura do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *