Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / CAMPO GRANDE | Prefeitura realiza Ação Comunitária e beneficia população com diversos atendimentos gratuitos; Veja fotos

CAMPO GRANDE | Prefeitura realiza Ação Comunitária e beneficia população com diversos atendimentos gratuitos; Veja fotos

A Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, através das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, realizou na manhã desta sexta-feira, 30, uma Ação Comunitária com a promoção diversos atendimentos gratuitos para a população do município.

A ação, realizada na Creche Maria Madalena, beneficiou a população com os seguintes serviços: Verificação de PA, Teste de glicemia, Tipagem sanguínea, Teste da orelhinha (crianças de 0 a 6 meses), IMC, Acupuntura auricular, Bandagem elástica, Orientações psicológicas sobre prevenção do suicídio, foi realizada na creche Maria Madalena e teve o objetivo  diagnosticar e levar informações e orientações quanto a doenças cardiovasculares.

Uma grande quantidade  de pessoas buscaram os serviços. Quem procurou os atendimentos foi preciso apresentar apenas  o Cartão do SUS.

A ação envolveu diversos profissionais, dentre eles,  fisioterapeutas, fonoaudiólogo,  psicóloga, enfermeiros,  técnicos de enfermagem,  técnicos em saúde bucal, farmacêutica, nutricionista e  agentes de saúde, professores e coordenadores.

O Secretário de Saúde Wilson Sousa disse que a ação foi um empenho dos funcionários da pasta e que os atendimentos buscam diagnosticar precocemente muitas doenças. “Essa Ação Comunitária foi um empenhos dos nossos profissionais de saúde que tiveram a ideia de unir as secretarias para que a gente desempenhasse essa atividade no município. Escolhemos uma data durante os festejos da cidade justamente para motivar e atrair  mais a população. É uma ação muito importante para o município pois aqui temos muitas pessoas sedentárias, muitas pessoas tem taxas de diabetes, colesterol, hipertensão muito levedas e são poucas que procuram realmente saber se tem problemas ou não, e a ideia dessa ação é ajudar no diagnóstico precoce dessas doenças   cardiovasculares e também orientar eles sobre as formas de tratamento”.

Além dos serviços de saúde foi instalado em uma tenda, na Praça Ministro Vicente Leal de Araújo, em frete a Creche, um espaço de leitura com exposição de vários livros infantis.

A Secretária Municipal de Educação Anazilda de Jesus disse que a educação participou com  espaço de leitura para as crianças, levando a importância da leitura infantil. “Nessa ação disponibilizamos um espaço de leitura para as crianças que vieram acompanhadas dos pais buscar os serviços básicos de saúde. O nosso espaço buscou chamar a atenção das crianças e dos pais quanto a questão da leitura infantil, que é muito importante”.

Anazilda também enfatizou que a ação buscou  atrair as pessoas que moram mais distante e que não buscam muito os serviços de saúde. “Nessa ação tivemos uma grande demanda. Essa que foi uma forma de conscientização e também de dar oportunidade aquelas pessoas que moraram mais distante e atrair as pessoas que não buscam muito os serviços de saúde. Precisamos de mobilizações como essa, para chamar a atenção de toda a população”, concluiu a Secretária de Educação.

A coordenadora da saúde, a enfermeira Luciana Sales de Brito, falou que essa é uma ação muito importante para a população devido que nem todos os habitantes procuram esses serviços nas unidades de saúde. “Nessa ação tivemos um número generoso de pessoas que vieram e participaram de todas as atividades e ficaram bem entusiasmados”.

A Coordenadora avaliou positivamente o evento e disse que são as simples avaliações que detectam algum tipo de alteração na saúde.  “Essas são avaliações simples, mas que vão detectar de forma precoce várias alterações na saúde, por exemplo, na glicemia, se alguém tiver o resultado descompensado é a partir daqui que já se vai começar a ter um cuidado maior com a saúde… com o IMC, a pessoa saberá se está com peso elevado  e ali terá orientações  quanto aos cuidados para uma alimentação saudável. Também tivemos uma nova técnica na fisioterapia que foi a realização de acupuntura auricular, pois temos muitos pacientes que sentem muitas dores musculares… a técnica foi bem vantajosa para a ação”.

Confira mais imagens da Ação Comunitária:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *