Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / CAMPO GRANDE | Saúde desenvolve ações do Novembro Azul; Dia “D” acontece nesta sexta-feira (01)

CAMPO GRANDE | Saúde desenvolve ações do Novembro Azul; Dia “D” acontece nesta sexta-feira (01)

Nesta sexta-feira (01), na UBS da Sede, a partir das 8 horas, será realizada, de forma gratuita, a coleta de amostra de sangue para o exame de PSA, que serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata.


Durante esta semana, equipe da Secretária Municipal de Saúde de Campo Grande do Piauí vem promovendo rodas de conversa com grupos de homens, alertando para a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnostico precoce do câncer de próstata.

A ação, que faz parte da campanha nacional Novembro Azul, vem sendo realizada tanto na zona urbana, quanto na zona rural do município.

Na manhã da última segunda-feira (27), a Roda de Conversa com o grupo de homens aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Sede, com a enfermeira e Coordenadora da Saúde Luciana Sales de Brito.

A enfermeira contou que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e que na fase inicial tem evolução silenciosa, como dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes, já na fase avançada, pode provocar dor.

A enfermeira explicou que a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos ajudam na prevenção. “Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e menos gorduras, principalmente de origem animal, ajudam a diminuir o risco de câncer. São recomendados hábitos saudáveis, como fazer exercícios físicos diários, com no mínimo 30 minutos”.

Dia “D”

Em nome do Secretário Municipal de Saúde Francisco Frota Ramos, a Coordenadora da Saúde, Luciana Sales, convida todos os homens para participarem do dia “D” da campanha Novembro Azul no município, que acontecerá nesta sexta-feira (01), na UBS da Sede, a partir das 8 horas.

Na ocasião, será realizada, de forma gratuita, a coleta de amostras de sangue para o exame de PSA, que serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata.

Confira mais imagens da ação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *