Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / CAMPO GRANDE | Saúde promove capacitação voltada para o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência; Veja fotos

CAMPO GRANDE | Saúde promove capacitação voltada para o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência; Veja fotos


A Prefeitura Municipal de Campo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Picos, promoveu na manhã da última quarta-feira, 23, uma capacitação voltada para o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência.

O treinamento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal e reuniu vários profissionais da saúde do município, público alvo da atividade de educação permanente.

Alan Alencar (Com o microfone) e Julião Soares.

A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro plantonista e coordenador de enfermagem do Samu de Picos Alan Alencar e pelo condutor-socorrista do Samu de Picos e Jaicós e instrutor de atendimento pré-hospitalar (APH) Julião Soares.

Durante o treinamento os profissionais de saúde do SAMU, em uma abordagem teórico-prática, trataram das principais emergências parciais de acontecerem na atenção básica à saúde, onde todos os profissionais que participaram puderam intervir e fazer procedimentos e imobilizações através dos equipamentos, bonecos clínicos e das pessoas como vítimas.

“Por mais que a cidade seja pequena, aqui tem um atendimento de saúde de atenção primária ainda, mas há a necessidade do profissional de saúde ter um conhecimento de urgência, mesmo porque eles vão ser a única referência para atendimento que aparecer no posto de saúde, por exemplo”, explicou o enfermeiro Alan Alencar.

O Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Saúde Atíla Araújo explicou que as atividades de educação permanente tiveram início no ano de 2018, quando o secretário de Saúde ainda era o Dr. Frota Ramos, e serão continuadas pelo Secretário Wilson Sousa. “Hoje estamos realizado uma capacitação de atendimento de urgência e emergência, tanto para espaços públicos como praças e ruas, como em ambientes das Unidades Básicas de Saúde. Esse é um dos melhores treinamentos de capacitação técnica no momento, porque mesmo sendo profissionais da saúde, nos vemos em situações de emergência e não sabemos resolver e com uma técnica simples você pode dá uma estabilização naquele momento e dá uma sobrevida maior para aquela vitima”.

Atíla Araújo, Liciana Sales (Coordenadora da Saúde), Julião Soares e Alan Alencar.

“Essa é uma forma de atualizar os profissionais da saúde, uma forma de qualificá-los e melhor atender a população de forma integral, de forma humanizada e digna. Seguiremos nas próximas semanas e nos próximos meses com mais atividades de educação permanente. Uma das propostas, uma das metas para conseguir com as atividades de educação permanente é trazer tudo que há de mais novo a nível nacional e internacional aqui pra Campo Grande, para que os profissionais possam estar habilitados para desenvolver uma função de fato genuína aos nossos usuários do SUS”.

Veja fotos:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *