Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / CAMPO GRANDE | Secretaria de Agricultura firma parceira com o Banco do Nordeste para o fortalecimento da cajucultura no município

CAMPO GRANDE | Secretaria de Agricultura firma parceira com o Banco do Nordeste para o fortalecimento da cajucultura no município


Campo Grande do Piauí é um dos sete município do território do Vale do Guaribas selecionados par participar do  Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do  Nordeste (BNB), voltado para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da cajucultura.

O Prodeter é uma estratégia do BNB para contribuir com o desenvolvimento territorial e  local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região. A iniciativa engloba um pacote de medidas de estímulo à criação de um cenário qualificado para a cajucultura, viabilizando mecanismos para o crescimento do setor através de capacitação, cursos, inovações tecnológicas, créditos e comercialização.

Na manhã da última segunda-feira, 01, durante reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, representantes do Banco do Nordeste apresentaram o projeto aos gestores locais.

Participaram da reunião o Prefeito Municipal João Batista de Oliveira, o Baiá, o Secretários Municipais Gilson Oliveira (Agricultura) e Edson Oscar (Administração, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Leonardo, a equipe técnica da Secretaria de Agricultura e presidentes de Associações de Pequenos Agricultores.

Em conversa com o CGNotícias, o representante do BNB Agivan explicou que no início do programa serão selecionados 15 produtores que tenham o perfil desejado para serem a vitrine e modelo para a cajucultura no município. “Nossa reunião teve como pauta a apresentação do Prodeter (programa de desenvolvimento território) da qual Campo Grande do Piauí é um dos municípios selecionados para participar. O programa visa fortalecer a cadeia produtiva da Cajucultura, através da implementação de ações em conjunto com as instituições e governança local. Assim o nosso objetivo é reduzir as desigualdades sociais promovendo a melhoria das condições de vida dos cajucultores. No início o programa selecionará 15 produtores que tenham o perfil desejado, disponível para inovações e que tenham compromisso com a metodologia, para ser a vitrine e modelo para a cajucultura”, explicou Agivan.

O Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento Francisco Gilson de Oliveira disse que a parceria firmada com o Banco do Nordeste trará mais desenvolvimento e fortalecimento para a cajucultura do município. “Nessa reunião discutimos como nos organizar para trazer mais desenvolvimento e fortalecimento da cajucultura no nosso município. Fico muito feliz com essa parceria firmada entre o município de Campo Grande e o Banco do Nordeste. Acredito que para alcançarmos melhorias em uma gestão precisamos de bons parceiros e tenho certeza que com essa parceria iremos conseguir ações que irão trazer melhorias para todo o povo de Campo Grande”.

O secretário de Agricultura elogiou a disposição do Prefeito Baiá para viabilizar a parceria e também parabenizou o Banco do Nordeste pelo trabalho que a instituição vem desenvolvendo na região. “Na oportunidade o Prefeito Baiá ser mostrou otimista com a parceria firmada e colocou-se a disposição para atender as nossas solicitações no que diz respeito a melhoria do trabalhador rural através dessa parceria. Quero aproveita a oportunidade e parabenizar também o Banco do Nordeste e toda a equipe que faz essa grande instituição pelo grandioso trabalho que tem nos prestado e que vem nos prestando como um grande parceiro da agricultura familiar em nossa região”, concluiu Gilson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *