Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / CAMPO GRANDE | U.E. Antônio Ferreira de Oliveira realiza 1º Sarau Literário; Veja fotos

CAMPO GRANDE | U.E. Antônio Ferreira de Oliveira realiza 1º Sarau Literário; Veja fotos

A Unidade Escola Municipal Antônio Ferreira de Oliveira, localizada no Povoado Canela de Velho, na zona rural de Campo Grande do Piauí, realizou na tarde/noite desta sexta-feira, 22, o seu I Sarau literário, que teve como tema: “Dando Asas a Imaginação”.

O primeiro Sarau literário da escola teve como objetivo ressaltar a importância da leitura, do conto, da dança, e das escrituras como desenvolvimento de habilidades e competências comunicativas.

O evento foi realizado na quadra poliesportiva do Povoado e envolveu toda a comunidade escolar, com engajamento de todo o corpo docente e todos os alunos da escola, além da participação da comunidade local que lotaram as arquibancadas da quadra para prestigiar as apresentações.

O espaço da quadra poliesportiva foi todo preparado para o evento, com espaço de leitura, exposição de livros, faixas e cartazes.

Na abertura do evento, a diretora da escola Janaiane dos Anjos explicou ao público o que é um Sarau. “Boa noite a todos. Sarau é um evento que as pessoas se encontram para se manifestar artisticamente. Em geral, o evento envolve dança, poesia, leitura de poemas, narrativas, músicas, teatro, artes plásticas (pinturas e esculturas). Nossa escola tem muitos artistas, percebe-se isso no dia a dia da escola, e como faz parte dos objetivos da escola promover momentos de interação, a  Unidade Escolar Antônio Ferreira de Oliveira tem a honra de realizar o sarau literário ‘dando asas a imaginação’ como encerramento das atividades escolares do ano letivo de 2019”.

Em seguida, foi executado os hinos do Piauí e de Campo Grande do Piauí e feito a composição da mesa de honra. Prestigiaram o evento a Secretária Municipal de Educação Anazilda de Jesus; a Secretária de Cultura Vanessa Silva; as coordenadoras da educação Ceiça Sousa, Rosana Ribeiro e Shalene Sales; a diretora da U.E. Raimundo Esmero de Sousa Ana Jucilene; os vereadores Martinho de Belchior, Zé Arnaldo e Irmão Roni; o comanda do GPM local, o Cabo R. Silva, dentre outros.

Como forma de incentivo aos alunos, o sarau foi realizado em forma de competição. Todas as apresentações foram avaliadas por um corpo de jurados que deram notas de 0 a 5 em cada apresentação.

A mesa de jure foi composta pela Secretaria de Cultura Vanessa Silva, a diretora da escola Belchior Barbosa  Ana Águida, a coordenadora da escola Moises Bezerra Sandra Sousa, e pelo professor de dança Edilberto Lima.

As apresentações foram divididas em cinco categorias: 1-Declamação de poemas individuais; 2- Encenação de trecho de obra literária; 3- Canto de música com acompanhamento de instrumento ou playback; 4- Declamação de poema em grupo; 5- Dança.

Ao todo, foram 28 apresentações realizados pelos alunos da escola durante o evento, que  ainda teve uma participação de dança pelos adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Os alunos da escola encantaram e foram bastante aplaudidos em suas apresentações de obras clássicas da literatura brasileira e também com poemas de suas autorias explanado os valores da comunidade.

Encerrando as atividades o Coordenador Pedagógico da escola, o professor David Bezerra, agradeceu a todos os alunos e a comunidade que prestigiou o evento. “Agradecemos mais uma vez a presença de todos e gostaríamos de parabenizar os alunos (as) que se empenharam na organização deste sarau. Suas escolhas, tanto das declamações de poemas, nas músicas,  nas apresentadas, nas encenações, como dos elementos que selecionaram para dar vida à apresentação, fizeram com que elas fosse únicas e belas, com a marca de vocês. Espero que todos tenham gostado. Parabéns a todos os envolvidos”.

O primeiro sarau literário da escola foi um projeto idealizado pelo professor José de Carvalho Leal, que falou sobre a concepção do projeto e a forma de avaliação das apresentações.  “Eu propus um projeto simples, procurei algumas modalidades artísticas, a diretora também acrescentou outras, propus que fosse em forma de competição, com uma estrutura de tabelas de avaliação para jurados fazerem uma avaliação mais justa, de forma a contemplar os aspectos relacionados a cada modalidade artística, com notas de 0 a 1 em cada um dos cinco quesitos”.

O professor avaliou positivamente o evento e destacou o poema de um aluno falando sobre o povoado Canela de Velho. “O evento foi bem proveitoso para comunidade e o que mais chamou a atenção foi o poema de autoria do aluno Victor, que deu aquela alavanca na moral coletiva do povoado Canela de Velho que há muito tempo vinha sofrendo com algum preconceito e o poema do aluno Vitor desanuviou esse preconceito e foi muito bom o evento para todos”, concluiu o professor José de Carvalho Leal.

A diretora Janaiane dos Anjos disse que o sarau foi muito positivo, com a participação de praticamente toda comunidade escolar.  “O primeiro sarau foi muito positivo, onde  tivemos 95% dos nossos alunos participando direto ou indiretamente, e com as dificuldades, com todos os empecilhos que é a comunidade enfrenta , a educação é a arma mais forte para superar isso e nós temos que usar ela a nosso favor”.

“Me sinto muito orgulhosa de ver o trabalho dos alunos, vendo eles brilhando, trazendo as suas raízes e culturas… Acho que a educação e a cultura tem que andar em parceria para que esses momentos aconteçam, e essa noite foi um dos movimentos culturais e educacionais mais bonitos pra mim. Quando eu vi meus alunos brilharem, declamaram poemas lindamente e suas apresentações… o apoio dos professores para a realização desse projeto, e principalmente o professor José,  que foi o idealizador do projeto, só tenho a agradecer”, finalizou.

Em conversa como CGNotícias, a  Secretária Municipal de Educação Anazilda de Jesus disse que a secretaria apoia integralmente as ações da comunidade escolar. “Estamos sempre a disposição para ajudar as iniciativas escolares,  principalmente em projetos de leitura,  que é uma forma de incentivar as crianças na leitura, para que elas  se desviem um pouco da cultural que existe hoje em torno da mídia.Buscamos o também realizar mais momentos fora do ambiente escolar, como aconteceu hoje, com a participação de todo  a comunidade, isso é importante para o aluno e a gente faz isso pensando nele”.

Os resultados das apresentações vencedoras serão anunciados para os alunos na próxima sexta-feira, 29, na quadra poliesportiva da localidade, quando será realizado um Campeonato de futebol Interclasse e que envolverá todas a escolas da rede municipal de ensino. Os vencedores serão premiados com brindes surpresa.

Confira mais imagens do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *