Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / CAMPO GRANDE | U.E. Antônio Ferreira de Oliveira realiza mais uma edição do tradicional Arraiá “Paixão Pelo Sertão”; Veja fotos

CAMPO GRANDE | U.E. Antônio Ferreira de Oliveira realiza mais uma edição do tradicional Arraiá “Paixão Pelo Sertão”; Veja fotos

Na noite da ultima sexta-feira, 12 de julho, a Unidade Escolar Municipal Antônio Ferreira de Oliveira, localizada no povoado Canela de Velho, na zona rural de Campo Grande do Piauí, realizou a 19ª edição do seu tradicional Arraiá Paixão Pelo Sertão.

O evento para comemorar a passagem da maior festa popular nordestina, foi realizada em frente a escola, em um ambiente todo decorado com mistura de cores, e evolveu, além da escola, toda a comunidade, que foi prestigiar o evento que esse ano abordou o tem a: “Vaquejada, Cultura e Tradição”.

Também prestigiaram o evento junino o Prefeito Municipal João Batista de Oliveira (Baiá), a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Vandeslene Oliveira,  a secretária Educação Anazilda de Jesus, a secretária de Cultura Vanessa Silva, os  vereadores José Arnaldo, Júnior de Chico Osmira e Martinho de Belchior, o ex-vereador Próspero Aristides, coordenadoras da Educação e diretores (as) de escolas municipais.

A abertura do evento foi realizado pela diretora Janaiane dos Anjos e pelo coordenador David Bezerra. “Sejam bem vindos ao nosso Arraiá Paixão pelo Sertão que esse ano tem como tema ‘Vaquejada, Cultura e Tradição’. Esperamos que todos vocês que vieram possam curtir e aproveitar de montão”, disse a diretora.

Em seguida foi executado os Hinos Nacional e de Campo Grande do Piauí, e feito uma apresentação das rainhas mirins.

Na primeira apresentação, 4 vaqueiros conduzindo imagens de santos protetores e as bandeiras nacional e estadual, desfilaram pelo espaço de apresentação mostrando a importância dessas homens no processo de desenvolvimento da região nordeste.

Na segunda apresentação, os alunos do pré-escolar realizaram uma apresentação denominada “Arraiá Balança a Saia”.

A terceira apresentação foi feita  pelos “Arretadinhos do Sertão”.

A convite da escola, a quarta apresentação foi realizada pelos jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), que apresentaram a sua quadrilha coreografada pelo coreógrafo Edilberto Lima.

Antes de iniciar a quinta e última apresentação, a escola e toda a comunidade prestou 1 minuto de silêncio em homenagem a José Valdo de Carvalho que faleceu recentemente. “Zé Valdo”, como era mais conhecido, era irmão do vereador Zé Arnaldo e também fazia parte do corpo escolar.

Logo após, a atração mais esperada da noite, a quadrilha “Arraiá pelo Sertão” realizou a sua apresentação abordando a temática do evento.

Após as apresentação programadas, quem foi prestigiar o evento também pode participar de uma quadrilha improvisada.

Além das apresentações das juninas, o Arraiá da escola contou também com barracas com vários tipos de comidas típicas e bebidas.

A diretora da escola, Janaiane dos Anjos, avaliou o Arraiá como muito proveitoso. “O Arraiá foi muito proveitoso, com grande aprendizagem e valorização da cultura da comunidade, onde os nossos alunos abrilhantaram valorizando a cultura local, a cultura da nossa região e a cultura do vaqueiro trazendo as tradições juninas da comunidade. É muito gratificante ver os alunos brilharem, apresentando, se envolvendo e se interagindo na aprendizagem, conhecimento e cultura”.

A diretora também agradeceu a todos que contribuíram para a realização do evento. “Agradeço a equipe de funcionários que forma a nossa escola pela dedicação para a realização desse evento, a Secretaria de Educação e Prefeitura pelo incentivo e apoio para a realização do nosso Arraiá, também as a país dos alunos que nos ajudaram”, concluiu Janaiane dos Anjos.

Confira mais imagens do Arraiá:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *