Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / Capacitação é realizada com os visitadores do Programa Criança Feliz em Campo Grande do Piauí

Capacitação é realizada com os visitadores do Programa Criança Feliz em Campo Grande do Piauí

O encerramento da capacitação aconteceu na manhã desta segunda-feira (28), realizada em três dias, os visitadores receberam as orientações necessárias para desempenharem o papel de visitador do Programa Criança Feliz. A capacitação que teve iniciou na manhã da última quinta e sexta- feira foi dado continuidade com oficinas práticas, encerrou nesta segunda com a entrega dos certificados.

O público alvo do Programa Criança Feliz são crianças de 0 a 3 anos, gestantes que possuam o Bolsa Família, ecrianças de 0 a 6 anos que possuam o BPC (Beneficio de Prestação Continuada) e crianças afastadas do convívio familiar por alguma medida protetiva segundo ECA Art. 101, Lei 8069/90. Municípios de pequeno porte, como Campo Grande do Piauí, só poderão incluir 100 usuários, haverá um lançamento oficial do Programa, porém ainda não há data definida. Os visitadores selecionados foram Leidiana Sousa, Silvana Sá, e Lucas Sousa Sobrinho. Cada visitador trabalhará com 33 ou 34 usuários,

A supervisora do Programa Maria Helena de Carvalho Brito, explica sobre o objetivo do Programa, “O Programa Criança Feliz trabalha o desenvolvimento integral da criança no fortalecimento de vínculos da criança com a família e o acompanhamento da gestante e orientações durante a gestação, muitas pessoas dirão que isso já é feito no município, e de certa forma é, mas o programa fara um acompanhamento ainda mais intensificado”.

Supervisora do Program Criança Feliz de Campo Grande do Piauí, Maria Helena de Carvalho.

Ainda segundo Maria Helena “os visitadores farão acompanhamento semanal com as crianças de 0 a 2 anos, e quinzenal com as crianças 2 a 3 anos. As crianças com BPC de 0 a 2 anos também terão acompanhamento semanal e de 2 a 3 anos quinzenal, gestantes terão acompanhamento mensal, lembrando que essa visitas são residenciais”, completou a supervisora.

A secretária de Assistência Social, Vandeslene Oliveira relatou que o criança feliz foi criado para acompanhar as famílias, “o acompanhamento das crianças é importante para que possam fortalecer vínculos familiares, para orientar essas famílias desde o pré-natal, até o crescimento e acompanhar o desenvolvimento das crianças  tanto repassando informações quanto colhendo dados, os visitadores repassam os dados a supervisora que em reuniões mensais  informará ao comitê gestor os relatórios do Programa. O comitê gestor, é um tipo de conselho formado por um membro da Secretaria de Assistência Social, um da Secretaria de Saúde, um da Secretaria de Educação, um do Conselho da Assistência Social, um conselheiro Tutelar e um do Conselho de Direitos”. Esclareceu a secretária.

Secretária de Assistência Social de Campo Grande, Vandeslene Oliveira

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *