Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / Cerca de 150 pacientes de Campo Grande do Piauí são atendidos na Oficina Ortopédica Itinerante em Jaicós; Veja fotos

Cerca de 150 pacientes de Campo Grande do Piauí são atendidos na Oficina Ortopédica Itinerante em Jaicós; Veja fotos


Cerca de 150 usuários da saúde do município de Campo Grande do Piauí estiveram nesta terça-feira, 21, na cidade de Jaicós para terem acesso aos atendimentos disponibilizados pelo Programa Passo à Frente por meio da Oficina Ortopédica Itinerante.

A oficina, que está sendo realizada no Salão Paroquial, no bairro Serranópolis teve início na segunda-feira, 20, e segue até a quarta-feira, 22, vai beneficiar a pacientes dos municípios de Jaicós, Padre Marcos, Belém do Piauí, Itainópolis, Vera Mendes, Conceição do Canindé, Geminiano, Patos do Piauí, Campo Grande do Piauí e Massapê do Piauí com a produção de órteses e próteses, além da entrega de meios auxiliares de locomoção adequados às suas necessidades.

A ação é uma realização do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), com administração da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que administra o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

A Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou e disponibilizou o transporte e a alimentação para os pacientes do município.

Os pacientes do município foram acompanhados pelo Secretário Municipal de Saúde Wilson Sousa, a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), através do seu coordenador, o fisioterapeuta Rodrigo Bezerra, as fisioterapeutas Conceição Bezerra e Ada Kaline, a recepcionista Débora Crystina e auxiliar de serviços gerais Josina Macêdo, e os Agentes comunitários de Saúde José Luís, Irani de Jesus, Rosangela de Jesus e Francimar Moura.

Durante todo o dia, aproximadamente 150 usuários da saúde do município foram a atendidos e receberão cerca de 250 equipamentos ortopédicos ou meios auxiliares de locomoção.

Em conversa com o CGNotícias, o Secretário Municipal de Saúde Wilson Sousa disse que todos os profissionais da saúde do município se mobilizaram para que o maior número possível de pacientes tivessem acesso aos atendimentos disponibilizados pela Oficina Ortopédica Itinerante. “Essa é a primeira vez que o município é contemplado com o Programa Passo à Frente… A gente se mobilizou desde o início de Abril, participando das primeiras reuniões, comunicando a equipe do NASF, os ACSs, e a própria equipe da Secretária… todo mundo se mobilizou para que a gente conseguisse atender o máximo possível de pessoas que precisam desses equipamentos no município, que é uma demanda muito grande”.

“A Oficina Ortopédica Itinerante em Jaicós facilita e agiliza o acesso dos munícipes que precisam de órteses e próteses, ou meios auxiliares de locomoção do CEIR, além de diminuir as despesas com o transporte e a hospedagem de pacientes para a capital Teresina”, avaliou o Wilson Sousa.

Para o coordenador do NASF, o fisioterapeuta Rodrigo Bezerra, um grande número de pessoas do município serão beneficiadas com a doação de materiais que são essenciais nas suas atividades diárias. “A Secretaria teve o maior empenho para disponibilizar o acesso ao maior número de pessoas que poderiam ser ajudadas por esse projeto e com isso um grande número de pessoas serão contempladas com a doação materiais que são essenciais nas suas atividades diárias, como órteses, próteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, entre outros equipamentos”.

Todos os equipamentos produzidos serão entregues no dia 20 de setembro, em uma solenidade de encerramento do projeto, que também será realizada no município de Jaicós.

Veja fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *