Home / Notícias / Destaques / Com apenas 3% de sua capacidade e a água esverdeada Barragem de Piaus encontra-se no volume morto ; veja fotos
Visão panorâmica da pouca água que resta no leito da Barragem de Piaus – Foto: Rocílio Rocha

Com apenas 3% de sua capacidade e a água esverdeada Barragem de Piaus encontra-se no volume morto ; veja fotos

A Barragem de Piaus é responsável pelo abastecimento de cinco cidades (São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí).


A cor esverdeada da água sinaliza que o fim está próximo. Árvores até então submersas já se mostram na superfície. As marcas embranquecidas na parede da barragem indicam o quão tão perversa tem sido as secas dos últimos seis anos. O pequeno curso de água que ocupa o volume morto acende o alerta, anuncia que dias piores ainda poderão chegar.

As marcas embranquecidas indicam o quanto a barragem secou – Foto: Rocílio Rocha

É assim que se encontra a Barragem de Piaus, localizada na divisa dos municípios de São Julião e Pio IX, responsável pelo abastecimento de cinco cidades (São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí) que, juntas, abrigam mais de 25 mil moradores.

Árvore, antes submersa, começa a aparecer – Foto: Rocílio Rocha

O reservatório de Piaus atualmente encontra-se com apenas 3% de sua capacidade,  segundo o último levantamento do departamento de Obras Contra as Secas, o DNOCS. A capacidade total do açude é de aproximadamente 105 milhões de metros cúbicos de água.

Fonte: Prof. Francisco de Assis Sousa/Verdes Campos Sat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *