Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / Educação dá início ao Programa Novo Mais Educação em Campo Grande do Piauí

Educação dá início ao Programa Novo Mais Educação em Campo Grande do Piauí

Nesse ano de 2017, cinco escolas municipais foram contempladas com o Programa, duas na Sede e três na Zona Rural.


O Mais Educação é um Programa do Mec, que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Nesta terça-feira (04), o Programa Novo Mais Educação iniciou na cidade de Campo Grande do Piauí. Nesse ano de 2017, cinco escolas municipais foram contempladas com o Programa, duas na Sede e três na Zona Rural. Com um novo sistema, cada escola terá um mediador para o acompanhamento de português e matemática/ acompanhamento pedagógico e dois facilitadores que vão trabalhar as oficinas mais lúdicas como, Leitura, futebol, jogos entre outros.

Devido há atrasos no sistema cadastral, as atividades iniciaram um pouco mais tarde é o que conta a professora e técnica da SME, Tássia Oliveira, “temos um sistema completamente Novo, e tivemos um pouco de dificuldade para realização dos cadastros, por isso o atraso, mas tudo já está resolvido e alunos já estão frequentando as aulas, sendo três dias por semana, cada turma pode ter até 25 alunos, mas o sistema está aceitando até 30. Uma novidade é que o programa agora será avaliado, alunos e facilitadores passarão por uma avaliação” contou Tássia, que está representando  a Secretária de Educação, Anazilda de Jesus, durante licença médica.

Tássia falou ainda sobre as dificuldades que o município tem com relação ao programa “Nosso problema é mesmo dos anos anteriores, os espaços escolares, a secretaria está alugando espaços para o funcionamento das aulas do Mais Educação, já que Nossas escolas não tem espaço físico que atenda as necessidades do Programa”. Comentou ela.

Conheça mais sobre o Programa Mais Educação

Em 2017, o Programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar. O Programa tem por finalidade contribuir para a:

I – alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;

II – redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;

III – melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais;

IV – ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

O Programa Novo Mais Educação será implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação – MEC.

GCNotícias com informações do Portal do Mec