Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / Educação de Campo Grande do Piauí inicia Jornada Pedagógica do ano letivo de 2019; Veja fotos

Educação de Campo Grande do Piauí inicia Jornada Pedagógica do ano letivo de 2019; Veja fotos


A Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou na manhã desta terça-feira, 05, a primeira Jornada Pedagógica do ano letivo de 2019, que tem como tema “Socialização dos saberes: aprendizagens e fazeres”.

Realizado na Unidade Escolar Municipal Raimundo Esmero de Sousa, localizada na Sede do município, o primeiro dia da Jornada foi direcionado aos professores, diretores e coordenadores da escolas da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo da formação, que deve continuar ao longo do ano letivo, é trazer para os professores e núcleo gestor temas que são fundamentais a vida escolar, sobretudo no que diz respeito as mudanças e as necessidades de se desenvolver práticas diferenciadas, acolhedoras e que estejam em conjuntura com o processo educacional do momento.

Dando início ao encontro, a Coordenadora da SME Ceiça Sousa deu as boas-vindas a todos os presentes e justificou a ausência da Secretária Municipal de Educação Anazilda de Jesus, que por motivos de força maior não pôde estar presente no primeiro dia da formação. “Quero agradecer primeiramente a Deus por esse momento, por estarmos todos vivos e com saúde, iniciando mais um ano letivo na luta pela melhoria da nossa educação de Campo grande do Piauí. Sejam todos bem-vindos, sintam-se a vontade”.

Ceiça convidou os (as) diretores (as) das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino Ana Jucilene (Raimundo Esmero de Sousa), Dalilia Gomes (Moisés Bezerra), Janaiane dos Anjos (Antônio Ferreira de Oliveira), Maria do Carmo (Cícero Barbosa da Silva), Serafim (Félix Barbosa da Silva), Pedro Tomé (Belchior Barbosa da Silva) e Carleuza Almeida (Creche Maria Madalena); o palestrante Edson Josué Vieira de Sá, e as Coordenadora das SME Tássia Oliveira e Valdirene Oliveira para compor a Mesa de Honra.

Após a execução do Hino Nacional, a Coordenadora da U.E. Belchior Barbosa da Silva, a professora Ana Águida, foi convida para fazer a leitura de um texto reflexivo intitulado “Uma lição de vida” e conduzir um momento de oração.

“Estamos aqui mais uma vez senhor, neste início de ano letivo, nessa jornada pedagógica, senhor, buscando conhecimentos, ó pai, para trabalhamos o nosso dia-a-dia em função da melhoria da qualidade de ensino para os nossos pequenos. Senhor Jesus, nos dai entendimento papai, nos dai sabedoria, nos mostre os melhores caminhos, nos guie nos momentos em que precisamos tomar atitudes para que tenhamos, senhor Jesus, as atitudes corretas. Pai amado, nós te pedimos um ano abençoado na tua santa presença, que os nossos passos sejam guiados todos os dias pela tua mão. É o que nós te pedidos  ó Deus, e por fé, nós te agradecemos em nome de Jesus, amém”, concluiu Ana Águida.

Na sequência foi realizada uma palestra com o Professor do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI) e Psicopedagogo do município de Colônia do Piauí Edson Josué Vieira de Sá, que teve como tema “Cultivo dos sentimentos na escola:  Um investimento,  na felicidade, na paz,  e em  um trabalho equilibrado”.

Durante a palestra, o professor Edson realizou dinâmicas relacionadas ao estado emocional dos profissionais, instigando os mesmos a compartilharem os seus sentimentos e perspectivas para o ano letivo que se inicia.

“É necessária lidar com os sentimentos. Nós somos todos sentimentos, a gente vive estados de sentimento, há momentos de felicidade, de alegria, de tristeza, de dor, de sofrimento, de decepção, angustia, insegurança, de conquista, paixão pela própria atividade, de medo em executar a atividade. Então, os estados de sentimento eles são fundamentais para condução da vida humana, e naturalmente para o bom desenvolvimento da nossa atividade profissional”, frisou.

Em um segundo momento, após uma pausa para o lanche, o palestrante falou sobre as mudanças e os desafios advindos com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco nas mudanças no sistema de avaliação a partir de 2019, implementadas por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Uma das novidades é que o Saeb passa a incluir também a Educação Infantil, além do Ensino Fundamental e Médio, que já eram avaliados. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, as aplicações acontecem para turmas de creche, pré-escola, 2º ano, 5º ano, 9º ano”, explicou.

Em conversa com o CGNotícias, o palestrante falou sobre as temáticas abordadas durante a palestra e avaliou positivamente participação e o engajamento dos profissionais nesse primeiro dia da formação. Ouça a entrevista na íntegra:

A Jornada Pedagógica 2019, que segue até a próxima quinta-feira, 07, continua nesta quarta-feira, 06, a partir das 07h30, na U.E. Raimundo Esmero de Sousa, com a realização de palestras e oficinas.

As aulas da Rede Municipal de Ensino iniciam na próxima segunda-feira, 11 de fevereiro.

Confira todas as fotos do 1º dia da Jornada Pedagógica: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *