Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / Educação de Campo Grande do Piauí promove palestra sobre Prevenção em Saúde Mental nas Escolas; Veja fotos

Educação de Campo Grande do Piauí promove palestra sobre Prevenção em Saúde Mental nas Escolas; Veja fotos

Com o tema “Educação e Prevenção em Saúde Mental nas Escolas”, o evento teve como público-alvo professores e pais de alunos do 6° ao 9° ano das Escolas da Rede Municipal de Ensino.


Diante dos últimos acontecimentos a nível de Brasil e de mundo  e atendendo ao pedido das escolas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, através da  Secretaria Municipal de Educação, realizou  na tarde do último sábado, 30, na Câmara Municipal, uma palestra que discutiu os principais problemas emocionais que afligem crianças e jovens na sociedade moderna.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), transtornos como a depressão, por exemplo, já é considerada uma das principais causas na incapacidade de conclusão de tarefas rotineiras entre crianças e jovens de 10 a 19 anos, e o índice de crianças entre 6 e 12 anos diagnosticadas com o distúrbio também saltou cerca de 4,5% para 8% na última década, em todo o mundo.

Com o tema “Educação e Prevenção em Saúde Mental nas Escolas”, o evento teve como público-alvo professores e pais de alunos do 6° ao 9° ano das Escolas da Rede Municipal de Ensino, que lotaram o Plenário da Câmara Municipal para participar desse momento de interação e conhecimento.

O evento foi aberto pela Secretária de Educação Anazilda de Jesus, que agradeceu a participação dos pais e professores e destacou a importância da parceria família e escola . “Temos tido algumas situações  relacionados a transtornos  comportamentais em sala de aula, e pensando em prevenir e evitar que venha a acontecer problemas maiores em nossas escolas, estamos promovendo este momento com forma  de orientar  nossos profissionais e os pais a lidarem com essas questões, destacando a importância da parceria família e escola para alcançarmos êxito em nossas ações”.

A palestra, que teve como tema “Transtornos mentais e comportamentais na escola”, foi ministrada pelo psiquiatra Maurício Santos de Sousa, que abordou os diagnósticos mais comuns na infância e adolescência e as formas mais adequadas de investigação e intervenção. “O objetivo principal é fazer vocês terem o primeiro contato com esses problemas de saúde mental, para que vocês possam depois se aprofundar”.

 “O principal recurso para manter a saúde mental é a prevenção, e para isso, o educador deve aprender e perceber quais são as crianças que estão em risco e precisam de apoio, para posteriormente não sofrerem um problema na saúde mental”, pontuou o palestrante.

Após a palestra, foi aberto um espaço para dúvidas e questionamentos, momento em que pais e professores também puderam fazer o seu relato de situações vivenciadas.

Confira mais imagens do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *