Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / Educação de Campo Grande do Piauí promove palestra sobre saúde mental para alunos da Rede Municipal de Ensino; Veja fotos

Educação de Campo Grande do Piauí promove palestra sobre saúde mental para alunos da Rede Municipal de Ensino; Veja fotos


A Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na manhã desta sexta-feira, 05, uma palestra com o tema “Educação e Prevenção em Saúde Mental nas Escolas” para os alunos do  6° ao 9° ano da Rede Municipal Ensino.

A ação aconteceu na Igreja de São Benedito e teve como público-alvo os alunos 6° ao 9° ano das Unidades Escolares Moisés Bezerra (Sede), Antônio Ferreira de Oliveira (Canela de Velho) e Belchior Babosa da Silva (Carnaíba), que lotaram o espaço.

A palestra também contou com a participação da Secretária de Educação Anazilda de Jesus, das coordenadoras da SME, e professores e equipe gestora das três escolas participantes.

A palestra, que teve como tema “Transtornos mentais e comportamentais na escola”, foi ministrada pelo psiquiatra Maurício Santos de Sousa. “Os professores, diretores, a secretaria de educação estão preocupados coma saúde mental de vocês, preocupados em evitar que vocês venham a desenvolver algum tipo de problema de saúde mental, por isso que eu estou aqui hoje, para falar um pouquinho sobre saúde mental em crianças em adolescentes”, explicou o psiquiatra.

Durante a palestra, Dr. Maurício abordou os principais problemas emocionais e comportamentais que afligem crianças e adolescentes, como identificar esses problemas em si mesmo e em colegas, e da necessidade de conversar sobre esses problemas e buscar ajuda profissional.  “Vocês não vão sair daqui sabendo tudo que eu falei, isso aqui é só para vocês terem uma noção inicial dos problemas, mas é muito importante que vocês saibam, que vocês se interessem por esses assuntos, que vocês procurem aprender mais sobre esses problemas, para quando você estiver passando por eles, você saber pedir ajuda e pra quando você perceber um colega seu passando por esse problema você também consiga ajuda-lo”.

Após a palestra, Dr. Maurício ainda respondeu a várias dúvidas e perguntados dos alunos que participaram desse momento de interação e conhecimento.

No último sábado, 30 de maço, uma palestra com a mesma temática foi ministrada para os professores e a pais de alunos do  6° ao 9° ano da Rede Municipal Ensino.

Em conversa com o CGNotícias, a Secretária Municipal de Educação Anazilda de Jesus, que participou dos dois momentos, avaliou  as palestras positivamente. “O primeiro momento, com os pais, foi muito gratificante, tanto a participação como a compreensão e aceitabilidade.  Durante a palestra foram identificados vários problemas e aqueles que assistiram à palestra do Dr. Mauricio entenderam que é em casa que o problema começa. O problema que o aluno causa na escola, ele causa em casa também, por isso é importante a compreensão da família, que os pais possam estar presentes na vida escolar dos seus filhos.. Já o segundo momento, com os próprios alunos, embora o aluno não tenha a mesma receptividade que os pais tem, foi um momento bom também, tanto é que gerou muitos questionamentos e perguntas dos alunos. Foram dois momentos muito importantes para a educação”, avaliou a Secretária Municipal de Educação Anazilda de Jesus.

Confira mais imagens:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *