Home / Notícias / Destaques / FRANCISCO SANTOS | Secretaria de Saúde promove mobilização contra mosquito Aedes Aegypti; Veja fotos
Caminhada foi realizada pelas ruas da cidade - Foto: Divulgação

FRANCISCO SANTOS | Secretaria de Saúde promove mobilização contra mosquito Aedes Aegypti; Veja fotos

Orientações foram repassadas sobre combate a dengue.


A Prefeitura de Francisco Santos através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última segunda-feira (25) uma mobilização em torno do Dia “D” de combate a Dengue. Visitando os domicílios, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), servidores da limpeza pública e integrantes do Núcleo da Criança e do Adolescente (NUCA) orientaram os munícipes sobre os cuidados a serem adotados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A ação de prevenção e garantia da saúde pública contou com a participação também da secretária de Saúde, Ana Vilma; do veterinário, Dr. Danilo; da coordenadora dos ACS, Leila Marília; da articuladora do Selo Unicef, Ana Maria (Aninha); do conselheiro Cleovan; da coordenadora de combate às endemias, Maria Juliete e do vereador Pedro.

A secretária de Saúde, Ana Vilma, ressaltou que prevenir sempre é o melhor instrumento para conscientizar a população e assim diminuir casos de Dengue.  “Sabemos que é preciso combater o mosquito para que casos de Dengue não sejam registrados em nosso município. Nossa política é a prevenção e por essa razão estamos visitando as famílias, orientando-as sobre evitar que o mosquito se prolifere”, afirmou a secretária.

Como combater

Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.

– Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.

– Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.

– Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

– Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

– Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.

– Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

Veja fotos:

Fonte: Folha Atual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *