Home / Notícias / Destaques / Instituições públicas do Piauí ofertam mais de nove mil vagas no Sisu nesta terça-feira (22)
Inscriçõs no Sisu começam nesta terça-feira (22) — Foto: Reprodução/MEC

Instituições públicas do Piauí ofertam mais de nove mil vagas no Sisu nesta terça-feira (22)

Vagas são para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019 e os candidatos devem fazer a inscrição pela internet no site do Sistema de Seleção Unificada até a sexta-feira (25).


As três instituições públicas de ensino do Piauí vão ofertar, a partir desta terça-feira (22), mais de 9 mil vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas são para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019 e os candidatos devem fazer a inscrição pela internet pelo site do Sisu.

Os candidatos se inscrevem com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na sexta-feira (18). É possível escolher duas opções de curso. Quem teve melhor pontuação tem mais chances de conquistar a vaga. O sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos conforme a nota.

Os estudantes que optarem por instituições do Piauí terão como opção a universidade estadual (UESPI), a universidade federal (UFPI) e o instituto federal (IFPI). Ao todo serão 9.354 vagas divididas em 232 cursos espalhados por 17 municípios do estado.

UESPI

Universidade Estadual do Piauí (UESPI) — Foto: Lucas Marreiros/G1

A Universidade Estadual do Piauí é a instituição com o maior número de oportunidades para os candidatos, com 3.805 vagas distribuídas em 101 cursos de graduação, na modalidade presencial, para os 12 campi da instituição.

As vagas são em Teresina (Poeta Torquato Neto, Clóvis Moura e CCS), Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

Do total das vagas ofertadas na universidade por curso e turno, 30% serão reservadas às políticas de Ações Afirmativas correspondentes aos candidatos cotistas e 70% serão destinadas à ampla concorrência.

UFPI

Universidade Federal do Piauí – UFPI — Foto: Fernando Brito/G1

Na Universidade Federal do Piauí são 3.444 vagas divididas em 77 cursos de graduação na modalidade presencial, nos campi de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

A UFPI disponibilizou 50% das vagas do total de vagas para ampla concorrência e 50% do total de vagas para as políticas de ações afirmativas.

IFPI

No Instituto Federal do Piauí são 2.105 vagas distribuídas em 54 cursos — Foto: Lucas Marreiros/G1

No Instituto Federal do Piauí são 2.105 vagas distribuídas em 54 cursos localizados em Teresina (480 vagas no campus central e 95 no da Zona Sul) e 16 campi distribuídos pelo interior do estado:

Angical do Piauí (120 vagas); Pedro II (80 vagas); Campo Maior (80 vagas); Piripiri (110 vagas); Oeiras (80 vagas); São João do Piauí (80 vagas); Cocal (120 vagas); Uruçuí (120 vagas); Picos (120 vagas); Corrente (160 vagas); Floriano (120 vagas); Valença do Piauí (40 vagas); São Raimundo Nonato (110 vagas); Parnaíba (120 vagas) e Paulistana (70 vagas).

Inscrições

Inscrições no Sisu vão desta terça-feira (22) a sexta-feira (25) — Foto: Lucas Marreiros/G1

As inscrições vão desta terça-feira (22) a sexta-feira (25) e o resultado será divulgado no dia 28. Se for aprovado na segunda opção de curso, o candidato não será incluído na lista de espera da primeira opção. O prazo para escolher participar da lista de espera é do dia 28 de janeiro a 4 de fevereiro.

A matrícula deverá ser feita na universidade entre o dia 30 de janeiro ao dia 4 de fevereiro. A convocação da lista de espera está prevista para o dia 7 de fevereiro, de acordo com o site do Sisu.

Fonte: G1 Piauí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *