Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Campo Grande do Piauí; Veja fotos

IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Campo Grande do Piauí; Veja fotos


A Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), realizou nessa terça-feira, 31, na Câmara Municipal, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, a Conferência teve como objetivo mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas.

Participaram do evento a Secretária de Assistência Social, Vandeslene Oliveira; a Secretária de Educação, Anazilda de Jesus; a Secretária de Cultura, Josefa Silva; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Tássia Oliveira; a Psicóloga Graça Moura; a Assistente Social Luciene Sousa; os vereadores Júnior de Chico Osmira, Martinho de Belchior, Irmão Roni e Flávio de Manel; Conselheiros Tutelares; Profissionais do CRAS, representantes do Sindicato dos Trabalhadores e de Igrejas e da Sociedade Civil.

Logo após a composição da mesa foram realizadas apresentações Culturais, a primeira, de uma peça desenvolvida pelos adolescentes assistidos pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), que dramatizaram a violência nas suas mais diversas fases, a segunda, uma apresentação de uma coreografia do Professor Edilberto Lima, com as crianças Lorena e Fernando.

Em seguida a presidente do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e Adolescente, Tássia Oliveira, abriu oficialmente a conferência. “Sejam todos e todas bem-vindos. A Conferência é um momento de discutimos, refletir e propor ações e melhorias para Campo Grande e para o nosso Estado, é nesses momentos de conferência que a gente consegue avançar. Assim, declaro aberta a IX Conferencia Municipal dos Direito da Criança e Adolescente”.

A Secretária de Assistência Social, Vandeslene Oliveira, deu as boas-vindas e desejou uma ótima conferência a todos. “A Conferência é um momento importante de discussão e planejamento do município, falaremos de contenção integral e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, espero que tenhamos boas discussões e boas propostas, desejo uma ótima conferência a todos”.

A secretária de Educação, Anazilda de Jesus, destacou a importância do evento. “Esse momento muito é importante, hoje, estamos discutindo os acontecimentos voltados para as crianças e adolescentes, sobretudo a questão da violência, mas também discutir políticas voltadas ao enfreamento dessa violência. Desejo que todos estejam presentes até o fim e sejam participativos. Que essas discussões sejam favoráveis para todos nós e sejam viáveis para sua real realização”.

Após um breve discurso das autoridades, falando sobre a temática, foi lido pelos integrantes do NUCA, o regimento interno da conferência.

Na sequência, a Assistente Social e Mestra em Desenvolvimento Social Marina Moura Leôncio, da cidade de Picos desenvolveu uma palestra pautada no tema central da IX Conferencia dos Direitos da Criança e dos Adolescentes e nos eixos temáticos que foram definidos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes.

 “A Conferencia Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescente, representa um momento de diálogo, de debate e discussão entre representantes do poder público e da sociedade, além da inserção das crianças e adolescentes que são o público-alvo visados por essas políticas, então, esse momento representa muita importância no sentido de traçar estratégias e propostas para o melhoramento das politicas para esse público”, explicou a palestrante.

Após a palestra foi realizado trabalhos em grupos, para a elaboração de propostas de estratégias pelos 5 eixos temáticos, sendo eles: I – Garantia doa direitos e Políticas  Públicas Integradas e de Inclusão Social; II – Prevenção  e Enfrentamento da Violência  Contra Crianças e Adolescentes; III – Orçamento e  Financiamento  das Políticas para Crianças e Adolescentes; IV – Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e V – Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas de Crianças e Adolescentes.

Foram formados 4 grupos e, cada um com um eixo temático, traçou no mínimo 3 propostas, que foram expostos e debatidas em plenário. As propostas serão colocadas em um relatório e selecionadas para serem encaminhadas  para o Conselho Estadual.

Então, foi feito a escolha dos delegados que irão participar da XI Conferência Estadual dos Diretos da Criança e do Adolescente no mês de novembro, em Teresina. O município será representado por Tássia Oliveira e Gulidy Galeno, representando os conselheiros governamentais e não-governamentais  do CMDCA,  por  Marilângela Maria de Sousa, representando o Conselho Tutelar e Carlos Kayke Bezerra, representando os jovens.

Encerrado as atividades ainda foi servido um farto almoço pra os participantes da conferência.

Confira imagens do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *