Home / Notícias / Destaques / MONSENHOR HIPÓLITO | Aluna do CETI José Alves Bezerra conquista o 1º lugar nacional no 11º Concurso de Redação do Senado Federal

MONSENHOR HIPÓLITO | Aluna do CETI José Alves Bezerra conquista o 1º lugar nacional no 11º Concurso de Redação do Senado Federal


Foi divulgado na última quinta-feira, 04, o resultado do 11º Concurso de Redação do Senado Federal, que teve como tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro.

A aluna Lanielle Lorana de Sá Andrade, do Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra (CETIJAB), de Monsenhor Hipólito, com a orientação do professor Satírio Francisco de Sousa, escreveu a redação “Cidadão em ação, democracia em construção”, e conquistou o primeiro lugar nacional no Concurso e vai representar o Piauí no Programa Jovem Senador 2018.

Com mais essa conquista inédita, é a sexta vez que um aluno do Ceti José Alves Bezerra é campeão estadual na seletiva para o Jovem Senador. A escola conquistou o direito de representar o Piauí na fase nacional nos anos de 2009, 2010, 2012, 2016, 2017 e agora em 2018, sendo que em 2012 a escola conquistou o 3º lugar nacional.

Após a divulgação do resultado, ainda na tarde desta quinta-feira, professores, alunos e demais funcionários fizeram uma caminhada pelas principais ruas do centro da cidade para comemorar mais um desempenho de destaque do Ceti José Alves Bezerra em um concurso de nível nacional.

A nova jovem senadora do Piauí, Lanielle Sá, de 17 anos, aluna do 3º Ano do Ensino Médio, disse que está imensamente feliz pela conquista, mas que o sentimento que prevalece é a gratidão. “Estou imensamente feliz por essa conquista, é uma mistura de sentimentos! A sensação de ganhar um título inédito é indescritível, mas sem dúvidas o que prevalece é a gratidão, à Deus, ao meu querido professor Satírio, e à toda nossa família CETIJAB, por todo apoio e carinho”.

Para o professor Satírio Francisco de Sousa, a conquista é um feito extraordinário e marcante não só para o CETIJAB, mas também para a educação do Piauí. “É uma alegria e uma felicidade imensa que estou sentido nesse momento. É uma sensação indescritível. Uma conquista como essa é um feito extraordinário e marcante para a educação do Piauí e principalmente para o CETIJAB e todos aqueles que fazem a educação dessa instituição, em especial para a aluna Lanielle e para mim, seu professor e orientador”.

“Apesar de ser a quarta vez que tenho a honra de representar o meu estado e a minha escola no Projeto Jovem Senador, essa, sem dúvidas, vai ser a mais importante de todas, uma vez que conquistamos o 1º lugar a nível nacional. É nesse momento que sinto ainda mais prazer em ser professor, que tenho a sensação do dever cumprido, que tenho a certeza de que todo o nosso trabalho e dedicação está valendo apena, pois essas conquistas são as verdadeiras recompensas que esperamos e que temos no nosso trabalho”, concluiu o professor Satírio Sousa.

Para a coordenadora Andréia Gieze, a conquista é resultado de uma equipe unida, comprometida e dedicada à Educação. “Estamos muito felizes com mais essa conquista inédita da nossa querida escola: Primeiro Lugar Nacional!!! É uma conquista memorável!!! Esse é o resultado de uma equipe unida, comprometida e dedicada à Educação, que não mede esforços para alcançar os melhores resultados!!!!”.

A diretora Josefa Ilza destacou o empenho do professor Satírio e da aluna Lanielle Sá, que segundo ela, é um destaque e orgulho da escola. “Essa conquista, em especial, é o resultado do empenho do professor Satírio de Sousa, que abraçou esse Projeto Jovem Senador e vêm, no decorrer do tempo, despertando o interesse e a dedicação dos nossos alunos pelo Jovem Senador! É também uma merecida conquista da nossa querida aluna Lanielle Sá, que é um destaque e orgulho da nossa escola!!!! Toda Família Cetijab está feliz e em festa!!!  comemoramos essa colocação com muita alegria, pois nos mostra que estamos no caminho certo e que estamos contribuindo com o sucesso da Educação de Monsenhor Hipólito e do Piauí!”.

PROGRAMA JOVEM SENADOR 2018

Em 2018, o Jovem Senador mobilizou mais de 345 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos, um aumento de 7% em relação à edição anterior. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de mais de 8 mil professores orientadores.

Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal. A lista de todos os alunos classificados em segundo e terceiro lugares nos Estados e no DF também está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

Os jovens senadores estarão em Brasília de 19 a 24/11/2018 e a cerimônia de posse ocorrerá no dia 20 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Confira mais imagens da comemoração:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *