Home / Notícias / Destaques / MONSENHOR HIPÓLITO | Prefeitura realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2017/2020; Veja fotos

MONSENHOR HIPÓLITO | Prefeitura realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2017/2020; Veja fotos


A Prefeitura Municipal de Monsenhor Hipólito, por meio da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, através de diversas outras parcerias, realizou na última segunda-feira, 27, o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2017/2020.

Além da Comissão Pró-Selo, a evento teve como parceiros, as Secretarias  Municipais  de Assistência Social, Educação, Saúde e Cultura, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Importante marco da fase inicial do percurso do Selo UNICEF no município, o I Fórum Comunitário, teve como tema “Um olhar diferenciado para quem constrói o futuro de Monsenhor Hipólito” e foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal contando com a participação de representantes de todos os segmentos da sociedade civil, para juntos, refletir e definir as prioridades para a garantia dos direitos da criança e do adolescente e o alcance dos objetivos do Selo UNICEF.

Após a acolhida com realização de credenciamento, a Assistente social Angela Bezerra destacou a importância do Selo UNICEF e deu as boas-vindas aos participantes. “O Selo UNICEF proporciona a cada um repensar a política voltada à criança e o adolescente hipolitano e o valor inestimável que tem essa camada social. A preocupação em fazer valer o direito a quem constrói o futuro e quem realmente poderá viver dos frutos aqui hoje traçados em forma de estratégias e metas. Dessa forma, com honra e apreço, agradecemos a cada um que, ao se deparar com essa temática saiu dos seus lares e veio construir um olhar diferenciado as nossas crianças e adolescentes, sejam todos bem-vindos”, disse.

Feita a composição da mesa de hora e uma apresentação para a execução do Hino Nacional, Hino Estadual e o Hino Municipal, a palavra foi facultado aos seus membros.

Em seu pronunciamento, o prefeito municipal, Dr. Zenon de Moura Bezerra, disse que a adesão ao Selo UNICEF é um atestado de compromisso do seu governo para  com os adolescentes e crianças do município. “Esse Selo significa o atestado de um compromisso de um Governo com essa classe que são os jovens, os adolescentes que estão a beira do desequilíbrio social. Um Governo que tem boa visibilidade ele adere. Nós, através da governabilidade, já vinhamos manifestando apoio aos jovens e aos estudantes, ou seja, agora nós apenas vamos testificar aquele compromisso nosso, porque todo Governo que tem visibilidade preza pelos jovens, preza pelos adolescentes porque é deles que depende o futuro da nação”, disse.

Dr. Zenon disse ainda que sua administração tem feito ações voltadas para crianças. Ele citou como exemplo a construção de creches. “Eu estou construindo creches infantil que nós não tínhamos quando eu recebi o Governo. As escolas do município são bem estruturadas, bem equipadas, as professoras são pagas em dia. São investimentos na educação, na saúde, na assistência social para que os jovens de Monsenhor Hipólito saiam da vulnerabilidade social”.

O prefeito de Monsenhor Hipólito também elogiou a grande participação da população no 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef. “A gente ver que o epicentro deste evento são os jovens. E está aí o auditório lotado com uma assembleia bem compartilhada”, analisou Dr. Zenon Bezerra.

Marília Cínthia de Sousa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), disse: “Desejo um trabalha de muita criatividade a todos, que hoje reunidos nos unimos para que possamos propor ações no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes, e assim, construímos as propostas que irão desenvolver um olhar diferenciado para o futuro do nosso município, para crescemos juntos, e dizer que não fazemos esse trabalho sozinhos, temos o apoio da camada trabalhada, as crianças e adolescentes, e da sociedade civil. Bom trabalho a todos”.

A Secretária Municipal de Educação, Gardênia Maria Bezerra, conclamou a todos para se empenharem não apenas para receber o Selo, mas para melhorar a qualidade de vida da população hipolitana, em especial, das crianças e adolescentes.  “Ao nos inscrevermos no Selo, nós recebemos dados que nos mostram como está a real situação da nossa população, a partir destes dados é que podemos desenvolver estratégias para sanar essas dificuldades de acordo com as reais necessidades. Vamos juntos nos empenhar, não apenas para receber esse Selo, mas para melhorar a qualidade de vida de nossa gente”.

Presente no evento, a vice-prefeita Josefina Gomes Policarpo classificou como positiva a realização 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef. Ela elogiou a administração municipal pela adesão ao programa das Nações Unidas. “Uma cidade ela se constrói a partir de um olhar diferenciado especialmente para as suas crianças e adolescentes. Quando se fala de pessoas que constroem um futuro é necessário que se dê um suporte em políticas públicas. E é isso que nós estamos fazendo ao longo do nosso mandato implementando as políticas públicas que venham a trazer benefícios e um futuro promissor a nosso município”, concluiu a vice-prefeita.

Após uma pausa para um Coffe Breack, Ulisses Bezerra, Mobilizador de Jovens e Adolescentes, deu início a apresentação do diagnóstico da situação de crianças e adolescentes do município, que trouxe em linguagem simples e direta os principais desafios do município para a conquista dos objetivos do Selo UNICEF.

Em seguida, os participantes foram divididos em 3 grupos de trabalho, que debateram propostas para os 11 Indicadores de Impacto Social do Selo UNICEF: o Grupo 1 comandado pela pasta da Saúde, ficou coma as discussões acerca da ALIMENTAÇÃO INFANTIL; GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA; PRÉ-NATAL; ÓBITO MATERNO. A Assistência Social com DIREITO AO REGISTRO CIVIL; PROGRAMAS, SERVIÇOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS PARA FAMÍLIAS VULNERÁVEIS; DIREITO À VIDA; VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE; PROTAGONISMO JUVENIL. E a Educação com os indicadores de EVASÃO ESCOLAR e QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

Os grupos ficaram responsáveis por refletir sobre as percepções que seus participantes possuem em relação à temática associada a cada um dos 11 indicadores que compõem a metodologia do Selo UNICEF e apresentar ideias sobre como o município pode se organizar para melhorar às situações críticas.

Em seguida os representes de cada indicador apresentaram as sugestões definidas como prioritárias para o avanço da situação atual do município na temática abordada pelo grupo e que serão utilizados para a sistematização e construção do Plano de Ação.

Ao final das deliberações, foi feita uma homenagem aos psicólogos que atuam no município, Francisco Anderson e Ítalo Alexandre, em comemoração ao dia desse profissional, comemorado no dia 27 de agosto.

Concluindo o evento, foi realizada a entrega de certificados e servido um delicioso almoço para todos os participantes do I Fórum Comunitário.

Várias autoridades municipais participaram do Fórum Comunitário, entre elas: o Prefeito Municipal, Dr. Zenon de Moura Bezerra; a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Maria Eneide Modesto Bezerra; a Vice-Prefeita, Dra. Josefina Gomes Policarpo; o Coordenador Estadual do Dnocs no Piauí, Dr. Djalma Policarpo; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marília Cínthia de Sousa; a articuladora do Selo UNICEF no município, Francisca Neves Alves; O Mobilizador Social do Selo Unicef, Ulisses Bezerra; a presidente do Conselho Tutelar, Maria Josefa de Sá; os Secretários (as) Municipais Gardênia Maria Bezerra (Educação), Ernandes Bezerra (Cultura), Jocibel Belchior Bezerra (Agricultura), Santynha Bezerra (Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal), Anderson de Sá (Chefe do Departamento de Esportes), e Raelson dos Anjos (Chefe dos Transportes); os vereadores (as) Perciliana de Sá Bezerra Gomes (Pecy de Meton), Flávio Rômulo Carvalho dos Anjos (Maninho) e Fábio Bezerra Alves (Fabinho); a diretora da Unidade Mista de Saúde Emília de Sá Bezerra, Dolralece Bezerra Policarpo; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Isabel Feitosa; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Maria Anunciada Silva; dentre outros.

Confira mais imagens do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *