Home / Notícias / Destaques / No Piauí, chuvas devem ocorrer dentro da normalidade nos próximos três meses
Previsão de chuva para o trimestre (Foto: Reprodução)

No Piauí, chuvas devem ocorrer dentro da normalidade nos próximos três meses

A SEMAR divulgou o boletim de informações climáticas para o Piauí


A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) divulgou, nesta segunda-feira (21), o boletim de informações climáticas para o Piauí nos próximos três meses.

De acordo com o boletim, no geral, a previsão é de que as chuvas aconteçam dentro da normalidade, porém na região Norte e Centro-Norte do estado existe uma maior probabilidade de ocorrerem chuvas acima da média.  Já na região sudeste, a maior probabilidade é de chuvas a abaixo da média e na região sudoeste deve ocorrer dentro do que é considerado normal pelo instituto.

A seca também foi outro ponto levantando pelo estudo. Segundo o Mapa do Monitor de Secas do Nordeste e Minas Gerais, observou-se que as chuvas de dezembro de 2018 contribuíram para a diminuição da área com categoria de seca extrema no Nordeste. Mas, vale ressaltar que o mês chuvoso ainda não é garantia de que os reservatórios da região ficarão cheios.

Em relação as chuvas ocorridas no Piauí em dezembro do ano passado, houve desvios positivos constatados na região Norte, Centro-Norte, Sudeste e parte do Sudoeste. Esse fato ocorreu principalmente devido às chuvas na primeira semana de dezembro provocadas pela atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e o deslocamento mais a sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Fonte: Portal AZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *