Home / Notícias / Destaques / Possibilidade de extinção de municípios piauienses é zero, diz Senador

Possibilidade de extinção de municípios piauienses é zero, diz Senador

Em entrevista exclusiva ao Portal Piauihoje.com, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) teceu duras críticas a proposta do Pacto Federativo que visa extinguir 1.254 municípios brasileiros, sendo 78 piauienses. A proposta foi entregue nesta terça-feira (05) ao Congresso Nacional pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Castro classificou a resolução como inoportuna e lembrou que quando deputado estadual foi o parlamentar que mais emancipou municípios no Estado do Piauí.

“Essa proposta do Governo Federal que chegou aqui no Congresso Nacional para a incorporação de municípios que tenham menos de cinco mil habitantes e que a sua receita própria não alcance 10% da sua receita total, entendo eu que é uma proposta completamente descabida, inoportuna, própria de quem não conhece a realidade brasileira e que faz uma proposta dessa dentro de quatro paredes, com ar-condicionado, sem nenhuma vivência da realidade nacional”, afirmou.

De acordo com o senador não há chances de o projeto ser aprovado no Congresso. “Com a experiência que tenho de ter sido o deputado estadual do Piauí que mais criou municípios no estado, que todas as leis que temos na Assembleia Legislativa são da minha lavra, entendo que a chance disso passar no Congresso Nacional é abaixo de zero, não há a menor possibilidade dessa proposta estapafúrdia, descabida, ilógica, irreal passar no Congresso Nacional”, concluiu.

A lista dos municípios com menos de cinco mil habitantes no Piauí pode ser consultada aqui.

Fonte: Piauí Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *