Home / Notícias / Destaques / Sãojuliãoense é finalista em concurso de vídeos sobre a Lei Maria da Penha da Câmara dos Deputados

Sãojuliãoense é finalista em concurso de vídeos sobre a Lei Maria da Penha da Câmara dos Deputados

O estudante da Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, Carmo Santos de Sousa, 17 anos, de São Julião – PI está entre os três finalistas da região Nordeste na 7ª edição do concurso de vídeos curtos da Câmara dos Deputados. O evento comemora o 13° aniversário da Lei Maria da Penha.

O concurso tem como objetivo incentivar a discussão sobre a violência contra a mulher entre os(as) jovens de diferentes comunidades e grupos sociais por meio da seleção de vídeos curtos, produzidos por alunos(as) de escolas públicas e privadas na faixa etária de 14 a 18 anos, referentes à comemoração do 13º Aniversário da Lei Maria da Penha, com o tema: “Construindo novas histórias para meninas e meninos: quando relacionamentos se tornam abusivos, como perceber e mudar isso?

“Para o meu vídeo eu decidi colher o depoimento anônimo de uma mulher vítima que passou e superou um relacionamento abusivo. Com o apoio da coordenadora Lídia Carvalho, nós retratamos também a importância do estudo e da independência econômica, já que a dependência financeira ainda é um dos principais motivos para que mulheres se sujeitem a permanecer nesses tipos de relacionamentos que não são saudáveis”, enfatizou Carmo Santos.

Clique aqui votar no vídeo de Carmo Santos

A iniciativa é uma realização da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, que desde 2012, em convênio com o Banco Mundial, realiza o Concurso Cultural sobre a Lei Maria da Penha, já tendo premiado criações artísticas em diversos formatos, como filmes, canções, fotografias e ilustrações. Ao todo, será 1 estudante por região.

“Espero que todas as pessoas curtam esse vídeo e compartilhem, para que cada vez mais pessoas possam curtir também, para que eu e a professora Lídia possamos levar essa mensagem adiante e ajudar na construção desse debate lá em Brasília, assim como também representar o nosso colégio APB, São Julião, o Piauí, e o Nordeste lá na premiação na Câmara dos Deputados”, pontoou o jovem sãojuliãoense.

Assista o vídeo produzido por Carmo Santos:

Estudar, trabalhar e empoderar

Vote!Título: Estudar, trabalhar e empoderarAutor: Carmo dos Santos Sousa – PIProfessora: Lidiane Chagas de Carvalho Uma frase sobre esse vídeo: “Através de um relato real e sincero, constata-se que a dependência financeira é um dos principais motivos que fazem com que mulheres fiquem “presas”; a relacionamentos abusivos, no entanto, alternativas como o aumento do nível de escolaridade, o empreendedorismo e a qualificação profissional são capazes de empoderar e libertar essas mulheres.”

Posted by Concurso Lei Maria da Penha on Tuesday, January 14, 2020

Fonte: Portal NPM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *