Home / Notícias / Destaques / SAÚDE | CTA de Picos-PI registra aumento de casos de HIV

SAÚDE | CTA de Picos-PI registra aumento de casos de HIV


De janeiro a junho deste ano o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos registrou 44 novos casos de HIV no município.

De acordo com dados do órgão o número é praticamente do dobro do registrado durante todo o ano de 2018, ocasião em que se registraram 24 casos.

“Nós tivemos aumento número de casos de HIV, que compreende os meses de janeiro a junho. Isso se deve a uma maior divulgação das informações, da facilidade dos testes, e também de um maior interesse da população. A nossa demanda é uma demanda espontânea. A pessoa que tem o interesse tem que vir ao CTA para realizar o exame”, disse a coordenadora do CTA de Picos, Isabel Fontes.

Após o diagnóstico, o Centro acompanha os pacientes, onde são realizadas consultas e disponibilizado medicamentos. Cerca de 300 pessoas soropositivas de Picos e região são acompanhadas pelo CTA.

Ainda de acordo com a coordenadora, a maioria dos pacientes diagnosticados este ano são homens jovens.

CTA

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos, que atende todos os municípios do Vale do Guaribas, registrou um amento no diagnóstico de casos de sífilis. O Centro realiza exames para o diagnóstico de quatro tipos de doenças, sendo elas HIV, sífilis e Hepatites B e C.

Fonte: Picos 40 Graus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *