Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / Saúde de Campo Grande do Piauí desenvolve ações alusivas a campanha ‘Outubro Rosa’ junto às mulheres do município

Saúde de Campo Grande do Piauí desenvolve ações alusivas a campanha ‘Outubro Rosa’ junto às mulheres do município


A Prefeitura de Campo Grande do Piauí, através da Secretária Municipal de Saúde, deu inicio as ações alusivas ao Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Na tarde desta terça-feira, 09, na Unidade Básica de Saúde da Sede, a enfermeira e coordenadora Saúde Luciana Sales realizou uma roda de conversa com um grupo de mulheres sobre os sinais e sintomas do câncer de mama e os fatores de risco que podem aumentar o risco de desenvolver a doença.

De acordo com Luciana, caroço (nódulo), geralmente indolor; alterações no bico do peito (mamilo), pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com a casca de laranja; pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama.

Luciana também explicou que fatores hormonais, ambientais, comportamentais e genéticos podem aumentar o risco de desenvolver a doença, mas que a presença desses fatores não significa que a mulher terá necessariamente a doença.

Após a roda de conversa, foi realizado o sorteio de dois brindes, patrocinados pela própria coordenadora, para as participantes, e em seguida foram realizados exames para a prevenção do câncer de colo do útero (Papanicolau).

Durante todo o mês de outubro, todas as terças-feiras, a partir das 14h00, será realizada roda de conversa, com direitos a brindes para as participantes, e exames de prevenção do câncer de colo do útero na UBS da Sede.

A ação já foi realizada na UBS do povoado Carnaíba na última sexta-feira, 05, e será realizada nesta quarta-feira, 10, e na próxima quarta, 17, na UBS do povoado Km 80.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da saúde Luciana Sales, outras ações alusivas a campanha ‘Outubro Rosa’ estão sendo planejadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *