Home / Notícias / Municípios / Campo Grande do Piauí / Saúde de Campo Grande do Piauí promove evento em alusão a campanha Janeiro Branco; Veja fotos

Saúde de Campo Grande do Piauí promove evento em alusão a campanha Janeiro Branco; Veja fotos

Na manhã desta terça-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande do Piauí, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou no Plenário da Câmara Municipal uma palestra alusiva a campanha “Janeiro Branco”, dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

A palestra, voltada para os pacientes do Nasf que recebem algum tipo de atendimento psicológico, suas famílias e a população em geral, foi ministrada pela psicóloga do núcleo Rayane Coelho.

Fazendo abertura do evento a Coordenadora da Atenção Básica, a enfermeira Luciana Sales de Brito, deu as boas-vindas a todos e falou sobre o objetivo principal da campanha. “O objetivo do Janeiro Branco é para falar sobre a saúde mental, pois nós também adoecemos da mente”.

A psicóloga abordou em sua palestra, que para que o indivíduo tenha uma boa saúde mental, é preciso o equilíbrio biopsicossocial. “De acordo com Organização Mundial de Saúde,  para ter uma boa saúde mental, é preciso ter uma boa saúde biopsicossocial, ou seja, precisamos estar bem com a gente mesmo para que a gente possa estar bem na sociedade. Então, a campanha do Janeiro Branco abraça a importância de mostrar para as pessoas a questão do ato de se cuidar, da valorização do amor próprio, e busca que as pessoas comecem a ter esse cuidado consigo mesmo, e assim, elas  possam estar buscando ajuda e suporte psicológico para as questões  emocionais”.

Rayane também falou que mesmo tendo a campanha Setembro amarelo, que relata sobre a questão da prevenção do suicídio e da depressão é preciso trabalhar desde cedo no assunto. “A gente já sabe que depressão não acontece só em setembro, e sim todo dia, então, precisamos trabalhar de janeiro a janeiro, já vamos trabalhar a saúde mental, a questão do auto cuidado com as pessoas, para que assim possamos diminui os índices de depressão e de transtorno psicológico que só vem crescendo no mundo”.

A psicóloga atende nas segundas e terças-feiras no Nasf de Campo Grande do Piauí. Os usuários devem procurar um médico ou enfermeiro (a) na UBS de sua área, para que seja feito o encaminhamento ao Nasf.

Confira mais imagens do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *