Home / Notícias / Destaques / Surdo é escolhido para ser orador da turma pela primeira vez na Universidade Federal do Piauí
Iago Pedro Pires foi o primeiro surdo a ser escolhido orador de uma turma na UFPI — Foto: Reprodução/TV Clube

Surdo é escolhido para ser orador da turma pela primeira vez na Universidade Federal do Piauí

Iago Pedro Pires é também o mais jovem surdo a se formar na instituição. De acordo com a mãe dele, o investimento em uma educação especializada desde a infância proporcionou a conquista.


O jovem Iago Pedro Pires foi o primeiro surdo a ser escolhido orador de uma turma na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na formatura, nessa segunda-feira (5), em Teresina, ele fez o discurso em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Iago também é o mais jovem surdo a se formar na instituição. Ele, que é natural de Cocal, mudou-se do Piauí com a família quando tinha um ano de idade para o Rio Grande do Sul onde a mãe descobriu que o filho era surdo.

“Houve uma comemoração com muitos foguetes, o Iago estava dormindo e não acordou. Outras crianças que estavam próximo acordaram e choraram. Achei estranho só ele não ouvir”, contou a conselheira tutelar Cláudia Pires.

Após a descoberta, a família mudou-se para Brasília para que Iago pudesse estudar em uma escola especializada em surdos. Ao voltar para o Piauí, ele conseguiu aprovação para o curso de Letras Libra na UFPI.

“Fiquei muito feliz porque muitas vezes subestimaram o Iago. Diziam ‘que pena, não vai conseguir nada’ e hoje eu observo que ele está dando um show de bola”, afirmou a mãe do jovem.

Após a formatura, os planos de Iago são de continuar estudando. “Estou terminando minha especialização e depois vou me focar para o mestrado. Também quero o doutorado na minha área. Aqui não temos surdos com mestrado e doutorado e é preciso se desenvolver”, revelou o jovem.

Fonte: G1 Piauí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *