Home / Notícias / Destaques / ‘Tenho que passar’, diz idosa de 78 anos que faz o Enem pela 9ª vez no PI

‘Tenho que passar’, diz idosa de 78 anos que faz o Enem pela 9ª vez no PI

“Quero fazer geografia. Tenho que passar”, afirmou com determinação a aposentada Osmarina Duarte de Sousa, de 78 anos. Neste domingo (5) ela fará a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela nona vez consecutiva. De acordo com a idosa, desta vez ela reforçou o foco na redação, seu ponto fraco nas edições passadas da prova. Ela espera com isso conseguir finalmente ingressar na universidade.

“Nunca parei de estudar. Não tenho férias, não tenho licença, é estudando toda a vida. Faço cursinho direto. Esse ano, estou por dentro da redação, porque isso que me amarrava nos outros anos”, contou Osmarina Duarte para o G1.

Além do cursinho, a aposentada participou do “Corujão da vitória”, revisão geral para o Enem que reuniu cerca de seis mil estudantes na noite da quarta-feira (1º). Ela, assim como os demais participantes, virou a noite em uma maratona de aulas e atividades recreativas para garantir a animação enquanto o conteúdo era revisado.

Cerca de seis mil estudantes viram a noite em revisão geral para o Enem (Foto: Lucas Marreiros/G1)

Cerca de seis mil estudantes viram a noite em revisão geral para o Enem (Foto: Lucas Marreiros/G1)

Na prova deste domingo (5), a idosa, assim como os demais 149.153 participantes que fazem a prova no Piauí, responderão a questões das disciplinas da área de ciências humanas, de português e farão a redação. A duração do exame será de cinco horas e meia neste domingo. Os portões serão abertos às 12h, horário de Brasília, e fecharão às 13h.

Os candidatos de estados que estão com horário diferente do da capital federal devem ficar atentos a isso. Onde não há horário de verão, por exemplo, os portões abrirão às 11h. Em todo o país, mais de 6,7 milhões de pessoas estão inscritas para fazer o exame e tentar uma vaga no ensino superior.

Fonte: G1

(Foto: Lucas Marreiros / G1 PI)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *