Home / Notícias / Política / Wellington Dias sanciona lei sobre doação de sangue no Piauí
Governador Wellington Dias. Foto: Lucas Dias/GP1

Wellington Dias sanciona lei sobre doação de sangue no Piauí

A Secretaria Estadual de Saúde ficará responsável pelo armazenamento de dados que serão disponibilizados para o Ministério da Saúde.


O governador Wellington Dias (PT) sancionou lei de nº 7.015, do dia 1º de agosto, onde cria no Estado do Piauí uma Política Estadual de Incentivo à Doação de Sangue. A lei sancionada é de autoria do deputado estadual Pablo Santos (PMDB).

O objetivo principal da lei é garantir que não haja problema no estoque de sangue, então ao ser criada essa política estadual, ela deverá garantir autossuficiência estadual no que concerne à disponibilização dos estoques com os diferentes tipos sanguíneos, atendendo as demandas necessárias do estado. Assim, evitar qualquer tipo de baixa no estoque.

Fica então o Estado responsável por criar campanhas educativas de estímulo à doação regular de sangue, assim como pela manutenção do Cadastro Estadual de Doadores. Sendo que a Secretaria Estadual de Saúde ficará responsável pelo armazenamento de dados que serão disponibilizados para o Ministério da Saúde.

Deputado Pablo Santos. Foto: Marcelo Cardoso/GP1

O governador ainda vetou duas ações propostas pelo deputado Pablo Santos que era a realização de mutirões regulares em locais públicos e uma campanha permanente de telemarketing para conseguir as doações.

Fonte: GP1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *