Com estudo de viabilidade concluído, licitação da Ferrovia Malha Oeste pode sair no segundo semestre

Depois de concluído o estudo de viabilidade técnica e econômica, que dará suporte ao processo para a relicitação da Malha Oeste, o próximo passo será a consulta pública, que pode ocorrer já em agosto. A expectativa é do secretário de Parcerias em Transportes no Ministério da Economia, Leonardo de Freitas Maciel.

A reativação dos quase 2 mil quilômetros do trecho ferroviário de Corumbá até Mairinque, em São Paulo terá um investimento que pode chegar a R$ 15 bilhões. O secretário da Semagro, Jaime Verruck explica que será aberta uma consulta pública para que todos conheçam o projeto da Nova Malha Oeste.

Segundo o secretário a nova ferrovia vai representar a melhoria no escoamento de inúmeros produtos do Estado e ganhos na logística.

A meta é de que a nova concessionária, que vencer a licitação, faça a revitalização de dormentes, troca de trilhos, entre outros, para que se possa escoar minérios e outros produtos.

Verruck ainda ressaltou que a meta do Governo é que essa licitação saia ainda no segundo semestre do ano. O edital vai prever a concessão por 40 anos.

 

Katiuscia Fernandes – Subcom

Foto: Chico Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *