CG NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DE CAMPO GRANDE E MATO GROSSO DO SUL

Sem categoria

Projeto Turistando com a Comunidade leva idosos de Rio da Prata ao Museu da Vida, na Fiocruz – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Moradores de Bangu visitam o Museu da Vida, na Fiocruz – Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, levou nesta sexta-feira (12/01) um grupo de 36 idosos, moradores da comunidade Rio da Prata, em Bangu, para uma visita ao Museu da Vida. O espaço, vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fica em Manguinhos, na Zona Norte. A iniciativa faz parte do projeto Turistando com a Comunidade.

– O projeto proporciona aos participantes novas vivências, leva conhecimento, estimula o empoderamento e contribui para a qualidade de vida – afirma o secretário de Ação Comunitária, Chiquinho Brazão.

Em uma ampla área de preservação ambiental em plena Avenida Brasil, os visitantes exploraram espaços dedicados à integração entre a ciência, a saúde e a tecnologia, de maneira lúdica e criativa e percorreram duas áreas de visitação: o Parque da Ciência e o Castelo Mourisco.

No Parque da Ciência, o grupo viu as exposições dentro da pirâmide e fez fotos com jalecos de cientistas. Já no Castelo Mourisco, prédio-símbolo da Fiocruz, o grupo do Turistando com a Comunidade deu um passeio no Rio de Janeiro do início do século 20, época de sua construção, contemplou a arquitetura em estilo neomourisco e visitou a exposição “Aedes: que mosquito é esse?”.

– A visita foi muito proveitosa porque tivemos uma oportunidade de conhecer mais o Rio de Janeiro e a sua cultura. Esse é um lugar de descobertas – disse Maria Silva, de 74 anos, que participou da programação.

O Turistando com a Comunidade já promoveu 156 visitas guiadas a pontos turísticos do Rio, beneficiando 4.116 pessoas de 96 favelas e comunidades com baixos índices de desenvolvimento social. O principal objetivo é oferecer aos moradores dessas localidades a oportunidade de conhecer a cidade onde moram e o acesso aos bens culturais e de lazer.

Os próximos roteiros do Turistando com a Comunidade estão previstos para locais como o Espaço Cultural da Marinha, Museu do Flamengo, Parque da Mônica e Museu Carmen Miranda.

 

Moradores de Bangu visitam o Museu da Vida, na Fiocruz – Divulgação

Marcações: Ação Comunitária Fiocruz Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Turistando com a Comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *